terça-feira, 18 de setembro de 2007

Gente de Almada, Gente Que Vive Almada

Carlos Soares, Escultor, residente no concelho de Almada, nasceu em Lisboa em 1944. Foi durante a sua adolescência, que se iniciou junto de seu pai no restauro de arte sacra. Entretanto frequentou a Escola de Artes Decorativas de António Arroio.
Em 1970 realizou uma viagem de estudo pela Europa.
Durante muitos anos foi integrante de uma Tertúlia de Amigos frequentadores do Café Central e da Pastelaria Repuxo.
Residindo em Almada tem actualmente o seu atelier em Lisboa, sendo possível encontrá-lo, no barco pela manhã , atravessando o Tejo para se dirigir ao seu local de trabalho.
Encontra-se referenciado em "Portuguese 20th Century Artists" de Michael Tannock e "Homens e Mulheres Vinculados às Terras de Almada" de Romeu Correia.
Participou em numerosas Exposições Individuais e Colectivas entre as quais: Academia Almadense (1969); XV Salão da Primavera, Costa do Sol (1970); Exposição de Artes Plásticas, Almada (1970); Circulo Cultural Luso-Espanhol (1970); Galeria de Arte "O País" (1980); Exposição de Verão, Sesimbra (1980); Salão Convívio SNAB (1980); Viva, Almada (1982); Imargem 82 Associação dos Artistas Plásticos do Concelho de Almada (1982); Largos Horizontes-Sociedade Nacional de Belas Artes (1984); Galeria "Diário de Notícias" (1985). (a completar)
Prémio Instituto Español de Lisboa
Troféu Circulo Cultural Luso-Espanhol
Carlos Soares hoje não é o jovem que vemos na foto, mas continua a ser aquilo que sempre foi, o artista interessado nos seus trabalhos, distanciando-se de facilidades e de mexericos para se empenhar e dar formas à sua criatividade, para ser o homem livre e criativo que sempre gostou de ser.