domingo, 20 de junho de 2010

Gente de Almada, Gente Que Viveu e Vive Almada

O Eng. Eduardo Gonçalves é natural de Lisboa. Residiu em Almada e frequentou quando jovem o Externato Frei Luís de Sousa.
Actualmente está radicado na vila de Coja, bonita freguesia do concelho de Arganil. É muito conhecido e estimado na região.
Aqui tem desenvolvido uma notável actividade cívica e cultural, honrando o exercício da cidadania como base da construção de uma sociedade em que o bem comum fica acima dos interesses individuais ou de núcleos de oportunistas.
Ali criou, integra e dirige o Grupo de Cantares do Alva e Açor que tem actuado com assinalável êxito em festas e eventos regionais e em outros pontos do país.
Recentemente o Grupo actou semanalmente para turistas, a convite da Inatel, na Pousada do Piódão.
Eduardo Gonçalves é engenheiro electrotécnico pelo Instituto Superior Técnico, também Licenciado em Sociologia.
Antes de se licenciar em engenharia fez o Curso da Escola Náutica, de onde saíu oficial radiotelegrafista, tendo embarcado em navios da Marinha Mercante Portuguesa.
Deu aulas na Escola Náutica em Paço de Arcos, tendo estado ligado à marinha mercante e actividades marítimas durante largos anos.
É colaborador de jornais regionais no concelho de Arganil, para os quais escreve crónicas e artigos muito apreciados pelos leitores.
Para além de ter criado o Grupo de Cantares do Alva e Açor é também compositor. Do reportório do Grupo fazem parte criações suas, letra e músicas.
Tem escrito e musicado hinos de colectividades e associações culturais da região às quais oferece (sem quaisquer custos) seus trabalhos oficialmente registados.
De vez em quando visita a terra onde viveu, estudou e tem familiares e amigos.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Coisas de Almada e da Gente Que Viveu e Vive Almada


Imagem do passado da Costa da Caparica no Verão de 1977, com o anterior Restaurante Carolina do Aires, quando ainda era praia apetecível.
Vêem-se apetrechos de pesca e barcos "em terra", (na areia) em local hoje pavimentado a madeira e piso de estrada, por respeito e defesa do ambiente e da paisagem natural (diz quem julga saber).

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Gente de Almada, Gente Que Viveu e Vive Almada

O Sr. Ernesto Augusto, 86 anos, 1º Sargento Sinaleiro reformado da Marinha Portuguesa nasceu na Cova da Piedade em 31 de Janeiro de 1924.
Frequentou e concluiu a 1ª Classe na Escola Primária António José Gomes na Cova da Piedade. Seguiu depois a Instrução Primária na Escola da Freguesia de Anseriz, concelho de Arganil, de onde eram naturais seus pais.
Regressou depois a Almada e trabalhou por Lisboa, enquanto jovem - Alfama, Alto do Pina e Graça.
Quando «foi às sortes» em 1945, perguntaram-lhe se queria ser incorporado na Marinha de Guerra Portuguesa. Aceitou e fez carreira na Armada, de Grumete a 1º Sargento Sinaleiro, posto em que passou à Reserva.
Fez uma comissão em Moçambique de 1957 a 1959 - Lago Niassa, Nampula e Vila Cabral.
Em 1960 voltou a Moçambique, embarcado na Fragata Pedro Álvares Cabral.
Quando passou à Reserva da Armada, mudou-se para a terra de seus pais onde hoje vive com sua esposa, sem nunca deixar de visitar Almada (aqui viveu na juventude) e a Cova da Piedade (onde residiu já militar), para rever familiares e amigos.
É uma pessoa dinâmica e com sentido muito nobre de prestar serviço comunitário.
Empenhou-se em Anseriz juntamente com outros anserizenses, na tarefa de conseguir meios financeiros para a construção do edifício da Liga de Melhoramentos de Anseriz - centro de convívio sócio-comunitário - uma realidade com alguns anos, da qual é o sócio nº 1 e colaborador não remunerado.
A actividade cívica do Sr. Ernesto Augusto, não ficou por aqui. Durante alguns anos, pós 25 de Abril de 1974 já na reserva da Marinha, foi autarca na Junta de Freguesia de Anseriz e também organizador e colaborador das festas anuais da freguesia em honra de Nossa Senhora de Ao Pé da Cruz.
O Sr. Ernesto Augusto é um "senador" muito respeitado. As suas opiniões sobre assuntos da terra e da comunidade local são sempre escutadas com muita atenção.