quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Coisas de Almada e da Gente Que Viveu e Vive Almada

Programa da Festa do Corpo de Bombeiros da Associação dos Bombeiros Voluntários de Cacilhas, realizada no dia 1 de Novembro de 1977 por ocasião do "baptismo de duas novas ambulâncias e entrega ao serviço das três viaturas recuperadas".
Integrada na Festa, à tarde pelas 15 horas, realizou-se a Procissão da Padroeira de Cacilhas, Senhora do Bom Sucesso.
Em cima temos por ordem, a capa do Programa, as páginas 1, 4, 2 e 3. 

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Coisas de Almada e de Gente Que Viveu e Vive Almada

O colorido das típicas e populares casas de madeira das praias da Costa da Caparica antes do miserável e triste Polis, aqui na zona urbana com as torres Europa atrás.
Estávamos em 1977.

sábado, 19 de outubro de 2013

Coisas de Almada e de Gente Que Viveu Almada

Programa de uma festa organizada em 25 de Novembro de 1922 pelo Ginásio Club do Sul - Cacilhas - para angariação de fundos para melhoramentos no Ginásio, na qual participou o Grupo Dramático de Oeiras.

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Gente de Almada, Gente Que Viveu Almada

O Senhor Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Gonçalves Cerejeira, chega ao Externato Frei Luís de Sousa em 2 de Dezembro de 1956 para a sessão solene de inauguração deste estabelecimento de ensino, então propriedade do Patriarcado de Lisboa.
É recebido pelo Director do Externato, à sua direita na foto, o Padre João Cabeçadas.

Em fundo na foto pode ver-se um autocarro da  empresa de transportes Piedense, parado na paragem que existia naquele passeio da Praça da Renovação. Vemos igualmente em fundo a Rua Fernão Lopes que partia desta praça em direcção ao Largo Comandante Sá Linhares, onde existia o jardim público com o mesmo nome e o antigo Tribunal Judicial de Almada.
O Comandante Sá Linhares havia sido Presidente da Câmara Municipal de Almada anterior ao Dr. Aquiles Monteverde.

sábado, 5 de outubro de 2013

Coisas de Almada e da Gente Que Viveu e Vive Almada

Duas das actuais três Torres Europa, então em construção na Costa da Caparica. Ainda não havia o destruidor programa Polis, fruto da desencantada democracia, que amesquinhou esta bela praia de Portugal, uma das 10 melhores praias urbanas do Mundo, fruto da natureza, que os autarcas auto-intitulados democratas, nunca souberam preservar e defender, para bem da Costa da Caparica, do concelho de Almada e do País.
Vêem-se na foto algumas das típicas casas de veraneio em madeira, que à época integravam e ornamentavam a faixa litorânea entre as dunas e o areal/mar.
Ainda era a Costa da Caparica com multidões de gente e algum turismo de qualidade.