quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Coisas de Almada e de Gente Que Viveu e Vive Almada

José Alves Martins - (Papo-Seco) era natural de Proença-a-Nova, dono do antigo Café-Esplanada Pastelaria Chic, mais conhecido por "Papo Seco" situado no primeiro prédio ( já não existe) do lado direito no início da Rua dos Pescadores na Costa de Caparica, tinha esta pensão  no lado esquerdo da mesma rua frente ao café.
Certamente muitas pessoas ainda se lembram que o Café-Esplanada "Papo Seco" enchia-se de turistas e frequentadores da Costa de Caparica nas tardes e noites quentes de Verão.
Como curiosidade cita-se, segundo informação prestada, que o Conselheiro Albino dos Reis, figura destacada do Estado Novo e que foi Presidente da Assembleia Nacional, era hóspede frequente da Pensão Chic, no Verão, em gozo de férias.

4 comentários:

Anônimo disse...

Gostaria de fazer uma correção. O José Alves Martins era natural de Proença-a-Nova e não de Évora. Seus pais, António Martins Sebastião e Genoveva Alves, meus bisavós, eram de Proença-a-Nova e tiveram 10 filhos. Por questões de saúde do meu bisavô, vieram viver para perto da Costa da Caparica e abriram uma mercearia no local onde mais tarde apareceu a esplanada do Papo-Seco. Os papos-secos eram os filhos dos meus bisavós, um dos quais meu avô. O mais velho, de nome Luis Alves Martins veio para Évora e mais tarde foi o proprietário do Fomento Eborense que produzia as pastilhas Pirata. Esse meu tio-avô, mais tarde, chamou para Évora os seus pais e irmãos, mas o José Alves Martins ficou na Costa e abriu o famoso café. Os meus bisavós faleceram em Évora onde estão sepultados no cemitério dessa cidade.

Pedro Martins

almadalmada disse...

Sr. Pedro Martins

Agradeço a informação sobre a naturalidade do Sr. José Alves Martins, referido em post, seu familiar, que aqui fica publicada corrigindo o que escrevi.
O que escrevi resultou de informação que me foi prestada por pessoa que conheceu o Sr. José Alves Martins que provavelmente (digo eu) se referia à família em Évora e talvez daí ter essa pessoa deduzido que era natural de Évora.

Obrigado

almadalmada

Pedro Martins disse...

Caro Almadalmada, gostaria de saber se ter fotografias da antiga esplanada Papo-Seco. Sei que o meu tio-avô teve uma pensão. Funcionava no mesmo espaço? Tipo R/C e 1º andar ou em locais distintos? É que a primeira transversal da Rua dos Pescadores tem como topónimo o nome do meu tio-avô. Quando os meus bisavós sairam do Lazarim (sujeito ainda a confirmação) existia uma mercearia no local onde mais tarde o José Alves Martins abriu a esplanada. Haverá fotografias dessa época? Onde poderei procurar?

Obrigado pelas informações,
Pedro Martins

almadalmada disse...

Sr. Pedro Martins

Vou tentar obter mais informações sobre o que pretende. Sei que a pensão não era no local do Café-Esplanada "Papo Seco", mas sim em frente.
Envie seu email para almadalmada@gmail.com para que lhe possa fazer chegar essas informações, bem como fotos que irei procurar em meus arquivos.

Cumprimentos