quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Coisas de Almada e de Gente Que Viveu e Vive Almada

José Alves Martins - (Papo-Seco) era natural de Proença-a-Nova, dono do antigo Café-Esplanada Pastelaria Chic, mais conhecido por "Papo Seco" situado no primeiro prédio ( já não existe) do lado direito no início da Rua dos Pescadores na Costa de Caparica, tinha esta pensão  no lado esquerdo da mesma rua frente ao café.
Certamente muitas pessoas ainda se lembram que o Café-Esplanada "Papo Seco" enchia-se de turistas e frequentadores da Costa de Caparica nas tardes e noites quentes de Verão.
Como curiosidade cita-se, segundo informação prestada, que o Conselheiro Albino dos Reis, figura destacada do Estado Novo e que foi Presidente da Assembleia Nacional, era hóspede frequente da Pensão Chic, no Verão, em gozo de férias.

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Coisas de Almada e da Gente Que Viveu e Vive Almada

O cacilheiro "Norte Expresso"  em aço, que era propriedade da Sociedade Nacional de Motonaves Lda, foi construído em 1934  em Mannheim - Alemanha - fez  transporte de passageiros entre as duas margens do Tejo até finais da década de 70.
Em 17 de Dezembro de 1975 migrou para a frota da Transtejo em consequência da privatização dos transportes marítimos de passageiros no rio Tejo, acabando por ser vendido  em Abril de 1979 a José de Sousa  para ser desmantelado.
Podia atingir a velocidade de 11 nós
A foto mostra este navio-motor já numa versão que não corresponde à original. Na primeira versão tinha duas chaminés e a ponte de comando era diferente.

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Coisas de Almada e de Gente Que Viveu e Vive Almada

O Hotel da Praia do Sol, fachada da Rua dos Pescadores na Costa da Caparica, em imagem de "velhos anos" do Séc. XX, um grande hotel para o local e época, referência da Costa da Caparica.