quinta-feira, 1 de maio de 2025

Coisas de Quem Não é de Almada e Não Vive Almada


Ultimamente têm aparecido por Almada autocolantes como este, colocado nos receptáculos de lixo, dirigidos aos residentes e não só. Constitui um insulto aos almadenses e aos moradores que pagam IMI e as taxas e tarifas camarárias de gestão de resíduos.
A autoria dos mesmos é da Câmara Municipal de Almada ou de seu conhecimento, isto é da Presidente da mesma.
Só que estão colocados em local errado. 
Deviam ser colocados no edifício da C.M.A. e dirigidos à Presidente, com redacção contemplando a alteração de género:

"NÃO SEJA  UMA DAS QUE SUJA - MANTENHA  ALMADA LIMPA"

Porque é efectivamente das que  suja e mantem Almada suja quando não cumpre seus deveres ao  não mandar cortar regularmente as ervas, não cuidar de zonas verdes e árvores, não mandar cuidar da limpeza urbana e recolha regular dos lixos e  resíduos domésticos.
Se disser que o dinheiro não chega não continue a "dar música" aos almadenses nem o gaste em "fogo de vista". Precisamos de uma boa gestão em Almada.
Faça o que é fundamental e cumpra as suas obrigações e deveres básicos. Cuidar da limpeza urbana de Almada é também cuidar da saúde e bem estar dos almadenses.
Os autocolantes constituem uma cortina de fumo para esconder a realidade. É fácil e demagógico atribuir a culpa a outros, aos munícipes, esquecendo as suas responsabilidades e obrigações para com Almada e os munícipes.

segunda-feira, 24 de março de 2025

Coisas de Gente Que Vive Almada


Nos dias 28 29 e 30 de Março, realiza-se no Mercado de Sta. Clara em Lisboa (à Feira da Ladra) a 16ª edição da Feira de Vinil de Lisboa 2025, com a colaboração/participação do almadense José António Correia Santos.

domingo, 2 de março de 2025

Gente Que Não é de Almada. Gente Que Não Cuida de Almada.



Quando a presidente da Câmara Municipal de Almada decide usurpar todo o espaço público de Almada para rendimento da Wemob e da CMA à conta e sacrifício dos almadenses e visitantes automobilistas, parece-nos correcto dar uma ajuda legal e honesta a quem parece estar a necessitar tanto de dinheiro sem critério ético e moral para o fazer, explorando/usurpando todo o espaço público como fonte de rendimento.
As duas fotos acima foram obtidas no mesmo espaço público e de lazer (supostamente) para as pessoas.
Mas, a presidente está tão ávida por dinheiro, que não o tem para mandar limpar e cortar a erva, até da escada que se vê, que deveria ser para as pessoas a utilizarem.

Sugestão: Srª D.ª Inês de Medeiros, faça um concurso público (transparente, com condições bem claras) a nível nacional entre os pastores que têm rebanhos de ovelhas, para numa prática de transumância virem até ao concelho de Almada, que apresenta/oferece há muito tempo (agora em especial) excelentes condições de pastoreio em todo o espaço público.
Vantagens: 
1. Almada e o concelho ficavam limpos, temporariamente, de todas as ervas, incluindo as daninhas que a CMA tem permitido invadir e crescer por ruas, passeios, parques, canteiros e cantinhos, etc, etc...
2. A CMA não gastava um cêntimo com pessoal e equipamento de corte de ervas e podia deixar de perseguir os moradores e visitantes com viaturas auto, face à poupança com as ovelhas.
3. A CMA conseguia em defesa do ambiente, colocar à disposição  dos pastores um pasto de 1ª qualidade com garantia de ausência de pesticidas ou herbicidas.
4. A CMA podia aproveitar para criar condições à fabricação de um queijo de origem local, com a imagem de marca Almada, "Made in Almada", com qualidade garantida, desde a alimentação das ovelhas ao leite da ordenha.
5. A CMA  numa digna atitude de reciclagem, poderia recolher os excrementos das ovelhas para usar  como adubo nos jardins, nos canteiros de flores e árvores, após a poda destas ou utilizar esses mesmos excrementos para produção de energia eléctrica.
6. As crianças dos Jardins de Infância e Escolas do Ensino Básico ficariam encantadas por verem nas ruas da cidade e do concelho rebanhos de ovelhas com o pastor e agradecer-lhe-iam vivamente.
Tinha de ficar salvaguardado que as ovelhas não podem lamber os grafitis nos prédios e muros, porque estes há muito "embelezam o concelho".
Assim esteja disposta a começar a  trabalhar pelo concelho, por Almada e servir os almadenses, dignificando o espaço público.
Se não o fez até agora, após quase oito anos em Almada, não acredito que o fará.

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025

Gente que não é de Almada (autarcas da CMA). Improdutiva

Há 20 anos que os autarcas de Almada (CMA) falam...falam...falam... . Blá...blá...blá...blá...da Loja do Cidadão e não fazem nada! 
Até à data, Almada e os almadenses continuam esperando e desesperando.
É gente que não tem trabalhado, nem trabalha para servir. Não sabem o que é serviço público.
Ainda não interiorizaram para que foram eleitos.
Gente que parece mais interessada no penacho, no poder para bajulação e se servir do que para servir.
Desde os arcaicos CDU até aos actuais PS. Tudo farinha do mesmo saco.

É uma notícia de rostos.pt  (Barreiro):

"Forum Barreiro já tem Loja do Cidadão

Novo espaço para os cidadãos abriu hoje ao público no Piso 1
. Acesso a serviços públicos num só local.

Forum Barreiro já tem Loja do Cidadão<br />
Novo espaço para os cidadãos abriu hoje ao público no Piso 1  <br />
. Acesso a serviços públicos num só local.

A partir de hoje, os visitantes do Forum Barreiro podem contar com uma Loja do Cidadão no Piso 1,com uma área de 1,164 metros quadrados onde já podem tratar do Cartão de Cidadão ou passaporte, entre outros serviços, reforçando a conveniência e o papel dos centros comerciais como espaços que vão além das compras e do lazer, tornando-se locais de serviços essenciais para a comunidade."

ler notícia
17.02.2025 - 15:44