sábado, 23 de junho de 2007

Coisas de Almada e de Gente que Viveu Almada

NOTÍCIAS DA ÚLTIMA HORA

"A ´ESTRÊLA DO GINJAL, Lda.,´ (a afamada Casa das Conchas) no Ginjal, nºs 18, 19, e 20 de Albino Pereira & José Rodrigues do Vale (O Zé da Avó), que tem o telefone Almada 111, depois de concluída a primeira parte das formidáveis obras porque vai passar para confôrto e comodidade dos seus já inúmeros clientes, tem a honra de ofertar a V. Exªs. os Versos que se seguem, os quais foram oferecidos por um dos melhores fregueses da casa, e que achamos dignos de publicação:"
(clique na imagem para aumentar)
Este curioso folheto,uma relíquia, refere-se a uma CASA de COMIDAS, afamada no Ginjal, em Cacilhas nos anos 40, que fazia daquele local uma atracção gastronómica, onde o charroco e as eiroses faziam a gala da comida desta Casa.
Leiam-se os versos do folheto de "marketing" para a época.
Por informação de um ilustre cacilhense, soubemos que esta casa era propriedade dos pais da antiga cantora nacional Madalena Iglésias, sendo a mãe Espanhola referida nos versos e o pai português, o Sr. José Rodrigues do Vale (O Zé da Avó).
Ainda segundo a informação que tivemos, quando acabou a "Estrêla do Ginjal" após a saída do Sr. José Rodrigues do Vale, a Casa perdeu as conchas e foi aí instalada a primeira Fábrica da Martini em Portugal - produtora da bebida martini, pela Casa Teotónio Pereira, que possuia também outras instalações comerciais no Ginjal.
A penúltima quadra impercepível no final, na imagem, tem a redacção:
"De facto é no Ginjal
Mesmo que igual se pinte
A Casa a quem ninguém faz mal
Tem os nºs 18, 19 e 20"

Nenhum comentário: