domingo, 20 de junho de 2010

Gente de Almada, Gente Que Viveu e Vive Almada

O Eng. Eduardo Gonçalves é natural de Lisboa. Residiu em Almada e frequentou quando jovem o Externato Frei Luís de Sousa.
Actualmente está radicado na vila de Coja, bonita freguesia do concelho de Arganil. É muito conhecido e estimado na região.
Aqui tem desenvolvido uma notável actividade cívica e cultural, honrando o exercício da cidadania como base da construção de uma sociedade em que o bem comum fica acima dos interesses individuais ou de núcleos de oportunistas.
Ali criou, integra e dirige o Grupo de Cantares do Alva e Açor que tem actuado com assinalável êxito em festas e eventos regionais e em outros pontos do país.
Recentemente o Grupo actou semanalmente para turistas, a convite da Inatel, na Pousada do Piódão.
Eduardo Gonçalves é engenheiro electrotécnico pelo Instituto Superior Técnico, também Licenciado em Sociologia.
Antes de se licenciar em engenharia fez o Curso da Escola Náutica, de onde saíu oficial radiotelegrafista, tendo embarcado em navios da Marinha Mercante Portuguesa.
Deu aulas na Escola Náutica em Paço de Arcos, tendo estado ligado à marinha mercante e actividades marítimas durante largos anos.
É colaborador de jornais regionais no concelho de Arganil, para os quais escreve crónicas e artigos muito apreciados pelos leitores.
Para além de ter criado o Grupo de Cantares do Alva e Açor é também compositor. Do reportório do Grupo fazem parte criações suas, letra e músicas.
Tem escrito e musicado hinos de colectividades e associações culturais da região às quais oferece (sem quaisquer custos) seus trabalhos oficialmente registados.
De vez em quando visita a terra onde viveu, estudou e tem familiares e amigos.

Nenhum comentário: