domingo, 19 de dezembro de 2010

Gente de Almada, Gente Que Viveu e Vive Almada

Alguns almadenses entre outros, integrantes do Grupo denominado G8, que se juntavam para passear durante um dia, geralmente ao sábado e almoçar, sempre por um lugar, vila, aldeia ou cidade de Portugal, a sul ou a norte do Rio Tejo.
A deslocação destes amigos tinha por regra, antes da refeição, uma parte cultural nas proximidades do local de almoço ou no seu caminho.
A organização era rotativa, da responsabilidade do organizador, tal como a escolha do restaurante para o repasto, sendo a despesa da refeição partilhada por todos.
No final da rotação foi eleito o restaurante onde se comeu melhor.
Na foto tirada no Castelo de Palmela em 11 de Maio de 2002, temos em primeiro plano da esquerda para a direita: Jorge Fortuna (falecido), Francisco do Carmo, João Branco, Melchior Santos, António Monteiro, Luís Fernando, António Ferreira e Ilídio Rocha. Em segundo plano, pela mesma ordem: Júlio Santos, Amilcar Veiga, José Rocha, Victor Silva, Joaquim Abreu e Carlos Lemos.
O Grupo, embora já com a saída de alguns elementos e entrada de outros, continua a organizar almoços ou jantares, tendo-se mantido fiel à tradição de realizar todos anos um almoço ou jantar de Natal.
Característica deste Grupo denominado G8 (inicialmente integrava 8 elementos): tem um Presidente eleito (presente na foto) que se tem consolidado no cargo, embora não tenha quaisquer outros companheiros eleitos.
Foram fundadores do G8 em Junho de 2001: António Ferreira, João Branco e Francisco do Carmo, a que se juntaram Luís Fernando, Carlos Lemos, Victor Silva, Jorge Pereira (Joca) e Melchior Santos, daí a denominação de G8, por sugestão do Luís Fernando, designação que se manteve e mantém, apesar da adesão de mais elementos.

Nenhum comentário: