sábado, 8 de janeiro de 2011

Coisas de Almada e da Gente Que Viveu e Vive Almada

Um anúncio da antiga Empresa de Camionetes Piedense, Limitada, cujo sede era na Trafaria mas tinha uma garagem na Av. D. Afonso Henriques - onde até há poucos anos esteve alojada a oficina de uma marca de automóveis - fazia carreiras de transporte público no concelho de Almada, a partir de Cacilhas e regresso, para Almada, Pragal, Monte da Caparica, Costa da Caparica, Trafaria, Charneca da Caparica e Sobreda.
Os autocarros desta empresa tinham as cores: azul e cinza-prata.
Era esta empresa que fazia a "grande e movimentada carreira" Cacilhas-Mercado (de Almada)-Cacilhas, com percurso pelas Ruas Cândido dos Reis, António Feio, Praça Gil Vicente, Av. D. Afonso Henriques, Praça da Renovação, Rua de Olivença e Mercado de Almada, a 50 centavos do escudo (cinco tostões) num só sentido, com a principal paragem no sentido Cacilhas - Mercado, na Av. D. Afonso Henriques, junto ao Café Central.
As carreiras para a freguesia da Cova da Piedade que englobava o Feijó e o Laranjeiro eram realizadas por outra empresa - a Beira Rio - hoje concessionária de uma marca de automóveis depois de deixar o transporte público.
Curiosidade: a carreira Cacilhas - Bairro da Cova da Piedade - Cacilhas era partilhada por estas duas empresa, fazendo uma o percurso via Almada e a outra via Cova da Piedade, encontrando~se no terminal do Bairro junto à Capela deste.
As duas empresas Piedense e Beira Rio, ainda antes de Abril de 1974, fundiram-se e constituíram a "TRANSUL", concessionária de transporte público rodoviário nos concelhos de Almada e Seixal.

Um comentário:

Anônimo disse...

Faltou a carreira Cacilhas-Costa da Caparica, que eu apanhava logo ao ínicio da Avenida D. Nuno Álvares Pereira e me levava para a praia.
Lembro-me inclusive de as bandeiras das "camionetas" (era assim que se dizia) indicarem "Praia do SOL".

Rui Silva