sexta-feira, 9 de março de 2012

Coisas de Almada e de Gente Que Viveu e Vive Almada



Integrado no Programa das Festas em Honra de S. João Baptista realizou-se em Almada, no dia 21 de Junho de 1970,  o Cortejo de Almada "O TEJO DA NASCENTE  ATÉ À FOZ ".
Trancreve-se  o preâmbulo do folheto/publicação alusiva com 16 páginas, cuja capa se mostra.
.
s 22 horas passa nesta vila um desfile de 1.000 figurantes, glorificando o maior Rio da Ibéria, que é uma dádiva de Deus às suas gentes ribeirinhas, através duma bacia hidrográfica de 800 quilómetros, onde se desenvolve o trabalho dos dois Povos Peninsulares para o seu destino de glória.

O percurso tem o seu ponto de partida na Avenida de Nuno Álvares Pereira seguindo pela Praça da Renovação, Avenida de D. Afonso Henriques, reverenciando as entidades oficiais instaladas na Praça de Gil Vicente e seguindo até final pela Avenida de Frederico Ulrich.
A iniciativa teve o patrocínio da Secretaria de Estado de Informação e Turismo, Embaixada de Espanha, Governo Civil de Setúbal, Câmara Municipal de Lisboa, Governo Militar de Lisboa, Fundação Nacional para a Alegria no Trabalho, Junta Distrital de Setúbal, Câmara Municipal de Almada, e a colaboração da Junta Distrital de Castelo Branco, Junta Distrital de Santarém, Câmara Municipal de Santarém, Câmara Municipal de Abrantes,  Câmara Municipal de Nisa, Câmara Municipal de Alcochete, Câmara Municipal de Montijo, Câmara Municipal da Moita, Câmara Municipal de Barreiro, Câmara Municipal de Seixal, Câmara Municipal de Vila Franca de Xira e Junta de Freguesia de Tramagal."
.
Era Presidente da Câmara Municipal de Almada o Dr. Serafim de Jesus Silveira Júnior.
.
Presentemente é impossível fazer algo de semelhante no mesmo local, porque o actual elenco municipal ao destruir e descaracterizar as anteriores Avenidas onde se realizou o Cortejo "O TEJO DA NASCENTE ATÉ À FOZ" implantando aí uma canal ferroviário, criou uma barreira que dividiu Almada e  as antigas Avenidas ao meio. Almada deixou de ter Avenidas.
Quando muito, hoje, seria possível no mesmo local um mísero  cortejo ferroviário, que nem seria capaz de conseguir a participação e colaboração da Câmara Municipal de Entroncamento.

Nenhum comentário: