terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Gente de Almada, Gente Que Vive Almada

 
Fernando Paiva Moura, à esquerda na foto com Edgar Rodrigues, nasceu em Almada  a 3 de Dezembro de 1925, fez o curso Industrial na Escola Fonseca Benevides e aos 16 anos começou a trabalhar no Arsenal do Alfeite como Ajudante de 3ª Classe,  onde se reformou  como Contra-Mestre de 1ª.
Aos 16 anos  iniciou-se no movimento cooperativista na Sociedade Cooperativa Almadense como associado, tendo passado por vários cargos nos corpos gerentes. No âmbito das  actividades cooperativistas com José Correia Pires, outro cooperativista e anarquista, criaram  a Cooperativa de Panificação SulCoop, (associação de outras cooperativas da Margem Sul) para abastecer de pão as associadas.
Fernando Moura esteve sempre ligado aos destinos da Sociedade Cooperativa Almadense, na qual foi um acérrimo defensor dos ideais cooperativistas e libertários.
Quando a PluriCoop tentou nos anos 1976-1977 tomar conta das Cooperativas e do movimento cooperativista, Fernando Moura e outros, tal como Leonel Guerreiro Andrade e  Gouveia Mendes Martins, estiveram na primeira linha de oposição a essa tentativa. Foram  defensores dos ideais do movimento e do património que aos sócios pertencia, tendo travado dura luta que levou a que esta cooperativa tivesse sobrevivido à anexação e à destruição do  património dos sócios
O património que era dos sócios, aos sócios continuou a pertencer.
Vítima do "progresso" económico-social que pôs fim às actividades tradicionais do movimento cooperativista, a  Sociedade Cooperativa Almadense por vontade dos sócios foi convertida em Cooperativa Almadense de Solidariedade Social, através de um projecto de importância sócio-comunitário, virado para a área da Saúde com  cuidados médicos primários e continuados  de apoio aos sócios  e à comunidade, mercê do espírito cooperativista e valores humanistas dos seus associados,  que permitiram a disponibilidade do património para fins socialmente dignos.
É uma obra que está sendo erguida graças à resistência de Fernando Moura e de seus companheiros, contra as tentativas de totalitarismos, na defesa de valores humanistas e da liberdade de pensamento e expressão do ser humano, livre de qualquer opressão, seja da dita esquerda ou da dita direita. 
 
Nota: A foto foi tirada em Almada, na Praça da Renovação, a 24 de Maio de 2004, por ocasião da visita de Edgar Rodrigues a Portugal, quando veio a Almada na tentativa de conseguir encontrar ainda alguns velhos anarquistas aqui  residentes, José Correia Pires, Jorge Quaresma, Sebastião de Almeida.
Edgar Rodrigues, pseudónimo de António Francisco Correia, anarquista, nasceu a 12 de Março de 1921 em Angeiras, Freguesia de Lavra, Matosinhos, Portugal, faleceu a 14 de Maio de 2009 no Rio de Janeiro. Emigrou para o Brasil em 1951 por perseguição do regime Salazarista. 
Realizou um excelente trabalho de biografias e historial do movimento sindicalista e anarquista em Portugal e no Brasil de que tem publicadas mais de 60 obras.

 

Um comentário:

Luis Eme disse...

gostei de conhecer um pouco melhor o Fernando. :)