domingo, 17 de março de 2013

Coisas de Gente Que Viveu e de Gente Que Vive Almada

"Selos" de apoio e ajuda aos presos políticos antes de 1974. Certamente há por aí muito antifascista oportunista, do pronto a vestir político do pós 25 Abril 1974, que diz  ter sido sempre de esquerda, se arroga do direito de insultar e ofender quem não é do partido, mas nunca soube o que era isto.
Estes "selos", têm  história de uma consulta de estomatologia, em 1969, com o Dr. José Malheiro da Silva, em que um jovem necessitando  de tratar um dente, se dirige ao consultório deste distinto médico e quando ele observa o  dente em causa e os restantes, diz, que para além desse a necessitar tratamento urgente (desvitalizado), há mais quatro cariados.
Diante do quadro clínico o paciente, jovem estudante um pouco assustado com a factura/despesa, fazendo conta ao rombo no orçamento familiar, pergunta: doutor, em quanto importa o tratamento dos cinco dentes?
O médico diz: como  é estudante só lhe cobro 500$00 (quinhentos escudos), mas atenção, esse dinheiro não é para mim, é para apoio aos presos políticos e, dou-lhe o comprovativo do seu contributo.
Resposta do jovem: pode tratar os dentes, aceito as condições!
Pode-se acrescentar que uns tempos depois, um ano ou dois, em nova consulta de estomatologia, o Dr José Malheiro teve a mesma atitude. Desta vez cobrou 200$00, verba também destinada a apoio aos presos políticos, entregou os selos respectivos e acrescentou: guarde-os porque este regime não vai durar muitos anos.
Daí em diante, o Dr. José Malheiro nunca mais pediu nem cobrou qualquer importância em consultas e tratamentos de dentes a esse jovem, antes e após Abril de 1974.
 
 

Nenhum comentário: