sábado, 18 de outubro de 2014

Gente de Almada, Gente Que Viveu Almada

Fotografia de final dos anos 40 ou início dos anos 50 de gente de Almada, Cova da Piedade, Mutela e Caramujo que se reunia com frequência em passeios no rio Tejo e  almoço colectivo, geralmente uma caldeirada feita com peixe pescado pelos próprios.
Era gente com profissões ligadas à actividade naval ou marítima, entre as quais carpinteiros navais e carpinteiros machado, calafates e que até construíam as pequenas embarcações, geralmente canoas, em que passeavam no Tejo e pescavam.
O dia do lançamento à agua da embarcação construída, era dia de festa, saindo a embarcação embandeirada em arco do local de construção, quando longe do rio ( por ex: o quintal de um dos convivas), em cima de uma camioneta até ao local onde entrava no rio.
Nesta foto, possivelmente tirada na Ponta-do-Mato ou na praia de Mutela, vemos a miniatura de uma dessas embarcações construídas e como curiosidade podemos ver também duas crianças que não quiseram perder a oportunidade de ficar na foto, espreitando por baixo das pernas do primeiro elemento do grupo à esquerda.
Na fotografia estão os irmãos Amaro da Costa Joaquim e Júlio Joaquim Marques ("Passa Assobio").

Nenhum comentário: