sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Coisas de Almada e de Gente Que Viveu e Vive Almada



Esta ponte, que liga Almada a Lisboa sobre o rio Tejo, completa amanhã,  dia 6 de Agosto de 2016, 50 anos ao serviço dos utilizadores e do país. Foi mandada construir pelo governo de então da República Portuguesa, presidido pelo Prof. Dr. António de Oliveira Salazar e inaugurada no dia 6 de Agosto de 1966 pelo Presidente da República Almirante Américo de Deus Rodrigues Tomás, na presença do Presidente do Conselho de Ministros, de todo o Governo, do Cardeal Gonçalves Cerejeira e outras entidades civis e militares, bem como muito povo.
Foi-lhe dado o nome do Chefe do Governo à data. Portanto ficou a ser designada por Ponte Salazar.
É esta ponte na imagem, embora tendo já recebido posteriormente obras de adaptação para receber via férrea, então baptizada por  Ponte Salazar naquele dia 6 de Agosto de 1966 que completa amanhã 50 anos, os quais estão a ser comemorados.
A designação Ponte 25 de Abril foi-lhe dada após o Movimento das Forças Armadas de 25 de Abril de 1974 ter saído vitorioso.
Portanto, em verdade, não se comemoram 50 anos de uma Ponte 25 de Abril mas, sim, 50 anos da ponte sobre o rio Tejo, inaugurada a 6 de Agosto de 1966, baptizada de Ponte Salazar cujo nome foi mudado depois de Abril de 1974 para Ponte 25 de Abril. 
A futura passagem de comboios nesta ponte sobre o rio Tejo já estava prevista aquando da inauguração. Sob a Praça da Portagem ficou construído o túnel para a passagem de comboios.

Nenhum comentário: