terça-feira, 2 de março de 2021

Gente Que Viveu Almada


O Padre Jacinto Gonçalves Pedro nasceu a 28 de Agosto de 1922 na Freguesia de Mouriscas, concelho de Abrantes.
Foi pároco no Monte de Caparica de 24 de Setembro de 1958 até final de Setembro, princípio de Outubro de 1962, para exercer as mesmas funções a partir de 6 de Outubro de 1962  em Barquinha, no Ribatejo.
Quando deixou suas funções no Monte de Caparica, a Câmara Municipal de Almada prestou-lhe uma homenagem na pessoa do Presidente do Município Dr. José Valeriano da Glória Pacheco, cerimónia essa que contou com a presença do Reitor do Seminário de Almada e do Santuário de Cristo Rei Padre António Gonçalves Pedro, de António Correia Director do Jornal Praia do Sol, de paroquianos, amigos e gente do povo.
Enquanto pároco do Monte de Caparica foi coadjuvado por seu irmão também Padre, o Coronel Capelão da Força Aérea Portuguesa Manuel Gonçalves Pedro.
O Padre Jacinto Gonçalves Pedro foi um dos 106 signatários de uma carta dirigida ao Núncio Apostólico, em 25 de Dezembro de 1967, solicitando  ao Papa Paulo VI a substituição do Cardeal Cerejeira ( que havia pedido a resignação e não havia ainda aceitação do Papa ) e sugerindo para o substituir, D. Manuel Falcão, então Bispo titular de Telepte e Auxiliar do Cardeal Patriarca, com qualidades reconhecidas para não comprometer a Igreja face ao Estado.
Assinaram também essa carta os Padres Albino Mamede Cleto (chegou a Bispo), António Gonçalves Pedro e António Augusto Sobral, bem conhecidos em Almada onde estavam em exercício de funções.
O Padre Jacinto Pedro foi também pároco em Pinhal Novo, Atalaia, Tancos, Praia do Ribatejo, Riachos e Torres Novas.
Faleceu com  91 anos a 6 de Junho de 2014 em Santarém, onde foi sepultado em campa rasa como sua manifestada vontade.

Nenhum comentário: