sábado, 14 de agosto de 2021

Coisas desta Almada

COMO VAI OU ESTÁ A MINHA ALMADA



Escolheu Almada para viver?
Óptimo!

Uma Almada...onde se vive cada vez melhor!

...realmente é bom viver em Almada


é mesmo bom...



Duas imagens de uma "sala de espera" das urgências do Hospital Garcia de Orta, em Almada.
As outras duas salas, são 2 contentores de reduzida lotação.
Estas duas imagens nada têm a ver com o município, mas não deixam de ser imagens de "uma Almada onde se vive cada vez melhor".
Dirá um "amenizador social": sempre é melhor do que não ter serviço de urgência ou Hospital!





Quatro imagens como exemplo de como se limpa e cuida dos espaços públicos e zonas verdes em Almada.
Com este zelo é muito agradável viver em Almada...porque se vive cada vez melhor!










Numa cidade - Almada - onde se tolera ou permite (?) a vandalização da propriedade privada e espaços públicos.... então vive-se cada vez melhor!
Quando os proprietários são obrigados a limpar e conservar os edifícios, perante o que se observa permanentemente... então é mais uma razão para se viver cada vez melhor em Almada.


e por fim obras que duram...duram ...duram.. (por inactividade) meses e meses a fio!

(Pode-se aumentar as imagens clicando sobre as mesmas)

Foram fotografias captadas entre 31 JULHO e 07 AGOSTO de 2021 em Almada, mas que são também, representativas do que se vê pelo concelho.

Durante o longo período de  gestão de Almada pelo PCP, Almada foi-se degradando, fragilizando, perdendo vida, vivência social e vivências. O espaço público deixou de ser partilhado e vivido pelos almadenses e por quem escolhera Almada para viver.
 Almada vem adquirindo cada vez mais um estatuto de deserto, dormitório ou mesmo de subúrbio, parecendo que está abandonada, onde deixou de ser agradável passear pelas ruas (Almada por força do PCP perdeu as suas avenidas para um inútil e despesista combóio ) tal a vandalização dos edifícios e degradação do espaço público. Chega  a ser um triste espectáculo o que observamos.
A gestão ( durante 40 anos) do PCP não é a única responsável pela situação em que Almada se encontra. PS, PSD e BE, também têm a sua quota parte de responsabilidade, principalmente os dois primeiros, pela acolhedora colaboração que deram ao PCP, esquecendo o seu dever  democrático de serem oposição para defenderem os interesses da população e da cidade.
Para muita gente natural de Almada ou não e aqui residente, em Outubro 2017 surgiu a esperança de que Almada entraria num ciclo de dignificação da Cidade e do concelho. Foi só um sonho. A realidade é aquilo que qualquer pessoa, qualquer almadense - sem lentes partidárias - poderá observar, circulando como peão por ruas e passeios (mal cuidados) do concelho e de Almada. 
Não conheço cidade, vila ou aldeia de Portugal tão sujas e com tanto lixo nas ruas quanto Almada.
Parece que foi dado continuidade ao trabalho do PCP.
Almada e o concelho pelas suas condições naturais e por devido respeito para com as suas gentes, não podem continuar a ser geridos - como o PCP o fez -  por um distanciamento dos autarcas relativamente aos residentes, às pessoas, aos seus interesses colectivos, ao seu bem-estar, ao cuidado pelo espaço público..
Os autarcas são eleitos para servir o interesse público e os munícipes, proporcionando-lhes melhores condições de vida no espaço público. O poder democrático encontra-se nas acções quotidianas ao serviço da comunidade, promovendo o maior bem.

Não basta dizer "escolho uma Almada onde se vive cada vez melhor"
Escolho "uma Almada ou Almada". Afinal qual Almada?
Escolher para quê?
Para viver?
Vive mesmo ou é só propaganda de ocasião?
"uma Almada",  não é a Almada real ou a que as imagens mostram, as quais não são nada agradáveis para os residentes e para os naturais de Almada.

Nasci em Almada e sempre aqui vivi.
Presentemente não escolheria  (com alguma mágoa)  para viver, esta Almada que vejo e observo no dia a dia.  
P.S. : Só espero que não venham com a cassete usada pelos obstinados e intrépidos paladinos do PCP (mesmo não sendo naturais de Almada) quando ouviam críticas dos almadenses à sua arrogante gestão:
"Se não estás bem muda-te"

Nenhum comentário: