Realizou-se hoje 230623 a tradicional Procissão de S. João da Ramalha, da Igreja Matriz para a Capela da Ramalha.
Por mero acaso presenciámos que a Procissão não teve o percurso tradicional. Vimo-la descendo a Rua Fernão Lopes para a Praça da Renovação, rumando à ex-Av. D. Nuno Álvares Pereira até à designada "Rotunda dos Bancos" seguindo depois para o Pragal e descendo a Rua Cidade Ostrava para atingir a Capela da Ramalha na Rua José Justino Lopes.
Constituiu uma divergência na tradição em relação ao percurso, desconhecendo-se a razão.
De assinalar no entanto que na frente da Procissão e entre outras bandeiras via-se uma grande Bandeira Nacional (2ª imagem) o que nos parece positivo, independentemente de qualquer interpretação político-religiosa já que a Bandeira de Portugal constitui factor de unidade nacional e, no contexto actual bem precisamos disso, face á crise que a actual e lastimável democracia que nos governa vive.
As religiões sempre tiveram uma influência muito grande na vida dos seres humanos e esta apologia a que actualmente assistimos em que o materialismo se sobrepõe a valores humanísticos e espirituais não se tem traduzido em mais valias para o bem-estar da humanidade.
A substituição do Deus Universal - qualquer que ele seja - pelo "Deus homem" individualista, invejoso, ambicioso, materialista, dito ateu, sem respeito pelo próximo e sem valores morais e ética social, na prática, não se traduz em melhor qualidade de vida, felicidade terrena e bem-estar da humanidade.
Bem pelo contrário.
A exploração continua, a miséria aumenta entre nós e no mundo e cada vez há mais seres humanos no globo a viverem miseravelmente, sem água para beber e sem casa e alimentação condignas, enquanto a fortuna de uns quantos (cada vez menos) é elogiada, aumenta escandalosamente e é noticia nos meios de comunicação social do sistema que nos governa local e mundialmente.
Há quem veja na roseira somente os espinhos, mas não devemos esquecer que a roseira também nos dá rosas muito bonitas e cheirosas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário