quarta-feira, 8 de abril de 2015

Gente de Almada, Gente Que Vive Almada

António Alberto Rodrigues Vidinha é um almadense natural de Cacilhas. Tem 70 anos.
Perdeu a vista aos seis anos de idade, mas foi sempre um cidadão lutador, apostando na sua formação pessoal e intervenção cívica na defesa de interesses colectivos. Depois de concluir o ensino primário, fez o curso liceal (1º, 2º e 3º ciclos), equivalente ao actual 11º Ano. Em Almada frequentou no Externato Frei Luís de Sousa o  3º ciclo. 
Frequentou o Conservatório Nacional de Música onde concluiu o Curso Superior de Piano. Trabalhou na Biblioteca Nacional durante mais de 10 anos. Foi professor de Educação Musical na Escola Preparatória D. António da Costa e na Escola Elias Garcia na Sobreda da Caparica.
O António Vidinha é um excelente jogador de xadrez, tendo sido campeão nacional para invisuais mais de uma vez e, chegou a representar Portugal no estrangeiro.
Cidadão activo na política partidária, integrou as Assembleias de Freguesia de Almada e de Cacilhas e em 1989 foi Deputado Municipal na Assembleia Municipal do Concelho de Almada.
Quando passou pelo Externato Frei Luís de Sousa, o Vidinha foi um excelente companheiro participante nas actividades escolares e lúdicas  surpreendendo seus colegas, apesar da sua deficiência. Nas Festas que se realizavam no Frei, quer fossem as festas de finalistas, de Natal ou outras, o Vidinha estava sempre disponível para colaborar, fosse como pianista ou qualquer outra actividade de grupo, com a sua presença e participação activa.
Nas conversas e discussões de grupo entre  colegas o Vidinha tinha sempre a sua opinião pessoal. Muito atento a tudo o que se dizia, muitas vezes surpreendia-nos com as suas opiniões e conclusões.
A fotografia mostra-nos o Vidinha na sala de aula do 6º Ano 1963-1964. Por baixo do tampo da mesa a que está sentado, encontra-se a máquina de escrever portátil que usava para fazer os exercícios escritos.
Tem uma memória auditiva excepcional, reconhecendo facilmente antigos colegas pela voz, mesmo passados anos sem se encontrarem e conversar.

2 comentários:

Anônimo disse...

Conheci-o como jogador de xadrez

Papá disse...

O Sr.Professor Vidinha foi meu professor durante dois anos na Escola Elias Garcia no fim dos anos 90. Recordo com bastante saudade todos os momentos que privei com ele, fosse no autocarro, fosse na aula ou no intervalo. É uma pessoa enorme, com uma paciência incomensurável. Espero que esteja bem.