quinta-feira, 29 de outubro de 2020

Gente de Almada, Gente Que Viveu Almada


O Victor Jorge Marques Rosa y Alberty, residente na Cova da Piedade, faleceu no passado dia 27 de Outubro de 2020 com 72 anos. O corpo esteve em velório desde as 10 horas de hoje na Igreja local, no Largo 5 de Outubro até  às 14 horas, de onde saiu o funeral para o cemitério de Almada,  ficando na sepultura de seus pais.
O Alberty foi companheiro de escola, mas para além disso um grande amigo de todos que com ele partilharam os tempos de juventude, não só enquanto estudantes mas também nos momentos de lazer e diversão, em que nenhum daqueles que com ele privaram se esquece das suas habilidades futebolisticas.
Encontrar o Alberty e estar com ele em conversa pelo tempo que fosse, eram sempre momentos agradáveis e de boa disposição pelo  diálogo expressivo e vivo que  mantinha.
Viveu e conviveu no seu tempo.

2 comentários:

Anônimo disse...

Frequentei o Frei Luís de Sousa com o Victor Alberty onde fomos companheiros de turma do 1º ao 7º ano. Lembro-me que o Victor residindo na Cova da Piedade chegava quase sempre ao colégio com outro colega também aí residente, o Victor Neves, companheiros frequentes nesse trajecto de chegada ou de partida no fim das aulas.
A partir do 4º ano e por interferência do Prof. de História, o Dr. Francisco Santana, o Victor Alberty começou também a ser conhecido e denominado entre nós por "o Pita". Isto porque o Dr. Santana numa aula, dissertando sobre antropologia, dirigindo-se ao Alberty por razão que já não recordo e porque tinha o cabelo a tapar-lhe parte da testa, lhe diz que estava parecido com o "Homo" Pithecanthropus erectus. O Victor riu-se, nós também e a partir desse dia o Alberty ficou "baptizado" pelo Dr. Francisco Santana como o "Pithecantropus" que a malta depois abreviou para "Pita".
Nas relações entre os colegas passou a ser apelidado ora de "Pita" ora pelo nome próprio, que ele aceitou sem qualquer reserva e manifesta camaradagem em sintonia com a sua sempre boa disposição.

O Dr. Santana de vez em quando dirigia umas piadas a alunos, talvez até para quebrar a monotonia das aulas e nos fazer despertar de alguma letargia reinante.

Idalino Franco disse...

Foi com grande pena que soube do falecimento do Alberty. Nestes ultimos anos tivemos alguns jantares de um pequeno grupo do Frei em que ele tambem estava presente. Sempre risonho e brincslhso Paz à sua alma
Idalino Franco