sábado, 5 de agosto de 2023

Coisas de Almada e de Gentes do Mundo em Almada









A 16ª edição da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) realizada em Lisboa, tem trazido a Almada, graças ao Monumento a Cristo-Rei, jovens de muitas nações deste planeta. 
A JMJ constitui um acontecimento único no Mundo que nenhum partido político conseguirá realizar, por mais democrático, conservador ou liberal que seja. 
A Igreja Católica com a sua mensagem espiritual, valores morais e solidários e com o Carisma do Papa Francisco fez o que parecia impossível: dar uma mensagem de esperança a este Mundo que continua  a ser destruído pelos homens de má fé que governam os países e que querem substituir o Deus Universal pelo materialismo e pelo dinheiro, que gastam muitos milhões para promover e manter guerras e matar seres humanos, mas são incapazes de utilizar esse dinheiro para acabar com a miséria e a exploração dos povos no apelidado Terceiro Mundo e não só, onde continuam a morrer crianças e adultos por falta de água e de alimentos.

Muitos jovens têm visitado o Santuário de Cristo-Rei no Pragal - Almada e certamente ficaram deslumbrados com a paisagem que observam, mas não visitam a cidade.
A área do Santuário tem vindo a ser recuperada e arranjada com a dignidade que merece, constituindo um oásis de bom gosto no desleixo  em que Almada se tem afundado, quando constatamos que dos muitos turistas que diariamente vêm de Lisboa visitar o Santuário, praticamente  nenhuns visitam a cidade.
A área do Santuário, pelo seu aspecto paisagístico e envolvência parece não fazer parte da cidade, não estar nesta Almada abandonada, não ser em Almada.
A Câmara Municipal de Almada só tem de agradecer aos responsáveis do Santuário de Cristo-Rei o trabalho feito e o facto de o Santuário constituir o principal motivo de deslocação de turistas ao território almadense, seguir o exemplo cuidando e dignificando Almada, porque Almada e os almadenses merecem.

As fotografias são imagens da juventude mundial de visita ao Santuário sendo as 3 últimas de um  animado grupo de jovens mexicanos numa das ruas do Pragal antigo em direcção ao Santuário.

Nenhum comentário: