domingo, 27 de agosto de 2023

Gente e Coisas de Almada, Gente Que Viveu Almada


Na imagem dois jovens dos anos 70 que frequentavam o Café Central de Almada.
O da esquerda na imagem é o Estrela. O da direita embora o reconheçamos da mesma época quer só ou acompanhado do Estrela, não sabemos o nome nem o conseguimos saber até à data, junto  de antigos  jovens frequentadores de então do Central.
O Estrela era um jovem que conversava muito com toda aquela  "malta" frequentadora do Café, pedindo com frequência um cigarro e até sentando-se à mesma mesa, enquanto o outro era mais introvertido e portanto menos dado ao convívio e conversação.
A fotografia foi feita na sala do Café Central com os dois sentados a uma mesa lateral, junto à parede (as paredes  eram revestidas a madeira canelada em tom castanho). A baixo deste revestimento a madeira havia um assentamento de azulejo, cremos que em tom verde escuro e faixa branca.
As mesas à data da fotografia já eram de tampo circular, as quais vieram substituir as anteriores mesas quadradas de maior área, após a ocupação do Central em 1 de Fevereiro de 1970 pelos estudantes em protesto pelo facto de a gerência do Central querer impedi-los de estudar no Café aos sábados e domingos.
Ao reduzir a área da mesa e o formato, a gerência do Café provocava assim um conflito de espaço entre os jovens, quando as mesas anteriores quadradas e de maior área permitiam 2 a 4 estudantes por mesa, visando com esta alteração a desmobilização da rapaziada reivindicadora/contestatária.


Nenhum comentário: