quinta-feira, 30 de novembro de 2023

Coisas de Almada e de Gente Que Não Vive Almada

 

"Rede atual do metro de superfície está em funcionamento desde finais de 2008. Operadora vai lançar diversas iniciativas para assinalar o aniversário.

Em 15 anos, a Metro Transportes do Sul (MTS) transportou um total de 174 milhões de passageiros e percorreu 20 milhões de quilómetros, informou a operadora em comunicado.
Com a rede atual a funcionar desde novembro de 2008, o MTS assinala este mês o 15º aniversário com as três linhas em atividade. No total, o metro de superfície que opera em Almada e Seixal conta com uma extensão de 13 quilómetros, divididos em 19 paragens. Por cumprir ficou, contudo, a prometida extensão do transporte à Costa da Caparica, bem como o alargamento da sua implementação no Seixal e Barreiro.

Para celebrar a data, a operadora vai lançar diversas iniciativas, nomeadamente um filme institucional e a decoração exterior dos veículos alusiva à efeméride.  A empresa vai colocar também, entre 24 e 27 de novembro, nas paragens de Cacilhas, Pragal, Corroios e São João Baptista uma roleta que vai dar lugar à distribuição de brindes aos passageiros. (o sublinhado é nosso).

“Quando estamos a comemorar 15 anos de atividade, a MTS revela-se como uma empresa exemplar de transporte público de passageiros, orientada para a satisfação dos clientes, para a valorização do ambiente e para a promoção da intermobilidade, pautando-se por critérios de eficácia e competitividade”, disse Ana Cristina Dourado, presidente do conselho de administração da Metro Transportes do Sul, citada em nota de imprensa.

“A MTS é um exemplo vivo de inovação e acessibilidade, promovendo uma mobilidade sustentável através de um serviço de metro ligeiro de superfície, com uma permanente atitude de modernização e de salvaguarda do ambiente, da qualidade e da segurança, com um rácio de cumprimento do seu horário superior a 97%”, destaca ainda a operadora em comunicado.

Além disso, a MTS lançou, este ano, o pagamento do serviço com MB Way, tornando-se o primeiro operador na área metropolitana de Lisboa a disponibilizar este modo de pagamento nos transportes públicos."
Texto Publicado em "Almadense" 23Nvovembro 2023, jornal online.

Vale a pena ler o que se insere a seguir ((4. Resultados Esperados)), publicado neste blogue em 15 Setembro 2021 e perguntar por que razão a MTS não comemora os milhões de euros que recebeu do Estado nestes 15 anos como contrapartida da ruinosa PPP (Parceria Público-Privada) que é o MST, negociada com o(s) Governo(s) de então? Milhões que saíram do bolso dos contribuintes. Milhões que fazem faltam no Serviço Nacional de Saúde.

Sucede que actualmente (em 2023)o comboio de Almada (MST) ainda está longe de atingir o número de passageiros a transportar "previsto" para o 1º ano de exploração.
QUE GRANDE NEGOCIATA!
"É fácil. É barato e Dá Milhões"!

Com 174 milhões de passageiros transportados e  20 milhões de quilómetros percorridos em 15 anos, números com que se enganam os incautos, se usam argumentos com que se promove "a democracia" e o "liberalismo de conveniência". É o perfeito embuste!

((4."RESULTADOS ESPERADOS ))

O investimento nesta 1ª fase, logo que concluído, permitirá de imediato oferecer um serviço de metro de superfície com as caraterísticas indicadas no quadro seguinte:
Tal significará uma melhoria quantitativa e qualitativa da oferta do transporte colectivo de passageiros de onde resultarão em consequência, um grande número de passageiros transportados logo no 1º Ano de exploração do MST, cuja estimativa se apresenta no quadro seguinte:

"

Logo para o 1º Ano de circulação, a profecia ditava 28 milhões de passageiros  a utilizar o MST !
(um cenário animador, irrealista ou irresponsável ?)
Estas previsões dos profetas também ficaram pelo caminho e já passaram 12 anos desde que o inútil e glutão pelo dinheiro dos contribuintes começou a circular em pleno, correspondente à totalidade da 1ª fase.
O MST transportou em 2020 pouco mais de metade do número de passageiros adiantados pela profecia para o primeiro ano de funcionamento!

Só quem não teve de pagar do seu bolso os prejuízos que causou com irresponsáveis previsões ou profecias e quem não pode ser responsabilizado por continuar a utilizar o dinheiro dos contribuintes para colmatar despesas sem retorno é que poderá defender este elefante branco e continuar, mesmo assim, a contribuir para aumentar a dívida pública dos portugueses.
Outras pessoas defendem esta "expansão" só por palpites ou porque acham que sim que deve ser feita.
Porquê? Porque sim! Dizem.
Um exemplo chocante (ruinoso) das PPP  ( Parcerias Público-Privadas ).

- Que ganharam as antigas freguesias Almada, Cacilhas e Pragal em requalificação urbana com O MST?
 Viram muitos dos seus  residentes mudarem-se para longe do inferno.

- Que ganharam os residentes que permaneceram nestas freguesias com o MST?
  Os que vivem ao longo do espaço canal passaram a serem atormentados 21 horas por dia com o barulho e ruído infernais das composições do MST em circulação.
   Estes e os que não vivem ao logo do espaço canal ganharam ainda a desconfiguração urbana e a degradação do espaço público.
  
- Que ganhou Almada com o MST? 
   NADA! Perdeu muito em vivência social e económica.

Os autarcas de então alardeavam  aos quatro ventos: "Almada a um metro do futuro "
Que Futuro?
QUE GRANDE EMBUSTE!

diremos agora:
 O metro (a MTS) tem sempre prioridade nos Milhões de euros que recebe do Estado face à PPP.

Obrigado
A Prioridade é do Metro!








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