sábado, 25 de novembro de 2023

Gente de Almada, Gente Que Viveu Almada


Realizou-se hoje pelas 09h 15m no Cemitério de Vale Flores, no Feijó, Almada, o funeral de José Luís Tavares..
José Luís Tavares nasceu em Vila Nova de Gaia em 1936 mas veio para Almada em 1942. Aqui  frequentou a Instrução Primária, cresceu, viveu e fez amizades, dando algo de si a Almada e suas gentes, com  sua vivência e participação no movimento associativo. Integrou os corpos sociais e foi dirigente da Incrível Almadense, do Ginásio Clube do Sul e da SCALA (Sociedade Cultural de Artes e Letras de Almada) de que foi fundador.
Ingressou na arbitragem do futebol onde se manteve por mais de duas décadas, tendo ascendido à categoria principal em 1970. Foi presidente da Comissão de Arbitragem da Liga de Clubes e também da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF). Era sócio de mérito da APAF e da Federação Portuguesa de Futebol.
Em 1960 foi fundador do Núcleo de Árbitros de Futebol de Almada e Seixal do qual era o sócio nº1
José Luís Tavares morreu no dia 22 de Novembro p.p. aos 87 anos, com grande parte da vida dedicada à arbitragem do Futebol.
Em 2010 publicou um pequeno livro ALMADA MINHA - Lembranças de uma Almada que conheci como pequena Vila a partir de 1942 - onde expressa a sua gratidão por aqui ter residido e vivido, partilhando as suas observações, memórias e vivências com  todos que com ele se cruzaram e globalmente com as gentes de Almada: 

ALMADA QUE TANTO GOSTO
E ONDE QUERO MORRER
A VIDA DEU-ME O DESGOSTO
DELA NÃO ME VER NASCER

Viemos a conhecer pessoalmente José Luís Tavares em finais da década de setenta por intermédio do nosso comum amigo Francisco de Oliveira Bastos, antigo atleta internacional e campeão nacional do Sporting Clube de Portugal e desde então, sempre que nos encontrávamos e a disponibilidade permitia, tínhamos uns minutos de conversa sobre o associativismo, a Incrível  ou sobre Almada.
Em Outubro de 2015 sendo José Luís Tavares Presidente da Direcção da Incrível Almadense, em cerimónia para entrega de diplomas e emblemas aos associados com 25 e 50 de filiação, foi das mãos dele que recebemos o diploma e emblema de 50 anos de associado.

Até sempre José Luís Tavares.

Nenhum comentário: