
Minhoto, nasceu em Venade, concelho de Caminha, tendo estudado medicina em Coimbra e no Porto. Faleceu em Almada aos 70 anos de idade.
Médico competentíssimo na sua especialidade, disso tenho as naturais provas.
O Dr Malheiro era uma pessoa com peculiaridades naturais, que a uns agradavam a outros menos.
Foi um antifascista de primeira linha no concelho de Almada. Privei com ele alguns momentos de amenas cavaqueiras sobre política antes do 25 de Abril de 1974 e posteriormente, quer no Café Oásis, quer no café Central em Almada, quer quando nos encontravamos na rua, quer também no seu consultório, que frequentei por algum tempo em tratamentos.
A nossa amizade e camaradagem foi além das visitas de consultório e permaneceu até que a morte o separou do convivio dos seus amigos.
Da sua luta antifascista no concelho salientam-se as numerosas actividades politico-culturais desenvolvidas, os comícios em que participava, orador notável, onde empolgava a assistência com incisivas e arrojadas declarações políticas ao lado de outros antifascistas. Recordo aqui um comício da Oposição Democrática, realizado na Incrivel Almadense em 1973, onde o Dr. Malheiro e José Correia Pires (anarquista) deram uma grande bordoada no regime através das suas intervenções.
O Dr. Malheiro, pessoa de grande formação político-cultural tinha uma forte personalidade, um caracter firme e determinado que o marcaram na luta antifascista no concelho de Almada, não se deixando embalar, nem embarcar em demagogias.
Para além de médico e lutador antifascista, o Dr José Malheiro da Silva distinguiu-se também como conferencista e associativista.
Foi dirigente de várias colectividades no concelho de Almada, tendo dedicado algum do seu tempo ao estudo do Associativismo Popular.