domingo, 4 de janeiro de 2009

Gente de Almada, Gente Que Viveu e Vive Almada

junto às Grutas de Aracena
Foto da excursão de Finalistas do Externato Frei Luís de Sousa, na Semana Santa de 1964, a Grutas de Aracena, Sevilha e Córdova.
Nesta foto, parcial dos alunos, podemos ver em primeiro plano da esquerda para a direita: Patrício Coelho, Jacinto, Jobling Adão e Silva, Carlos Sousa e José Riachos (falecido).
Em segundo plano: Lucas, Peres Dinis, Arcangela, ( ? ), Dr. Marcelino António Orrico Horta (Prof. de Ciências Naturais e Biologia) e Cunha.
Mais atrás: Aparício, Dr João Afonso Viana da Costa, "Ginjas" (Prof. de Filosofia) e o Dr. Francisco Taborda (sub-Director).

O Dr. Marcelino Horta foi um distinto professor no Frei, com óptimo relacionamento com os alunos. Dava aulas de manhã e à tarde trabalhava em investigação (entomologia-estudo dos insectos) em Departamento dos Serviços Florestais e Aquícolas estatais, numa transversal à Av. da República, Rua João Crisóstomo (?) em Lisboa, onde alunos muitas vezes se deslocavam à tarde em visita ao seu professor, que os recebia sempre com boa disposição e agradavelmente. Mais tarde emigrou para o Canadá onde se dedicou à investigação na mesma área.

O Aparício, o Hermenegildo ("Gilinho", em outra foto neste blog) e outro aluno, não tendo residência em Almada estavam instalados, durante o tempo de aulas, no último andar (terraço) do prédio onde estão os Correios, na Praça da Renovação (agora Pr. MFA).
Este andar era apelidado pelos alunos "a República do Frei".

almaDalmada agradece a antigo aluno a colaboração e cedência da foto

Nenhum comentário: