O Sr. Ernesto Augusto, 86 anos, 1º Sargento Sinaleiro reformado da Marinha Portuguesa nasceu na Cova da Piedade em 31 de Janeiro de 1924.
Frequentou e concluiu a 1ª Classe na Escola Primária António José Gomes na Cova da Piedade. Seguiu depois a Instrução Primária na Escola da Freguesia de Anseriz, concelho de Arganil, de onde eram naturais seus pais.
Regressou depois a Almada e trabalhou por Lisboa, enquanto jovem - Alfama, Alto do Pina e Graça.
Quando «foi às sortes» em 1945, perguntaram-lhe se queria ser incorporado na Marinha de Guerra Portuguesa. Aceitou e fez carreira na Armada, de Grumete a 1º Sargento Sinaleiro, posto em que passou à Reserva.
Fez uma comissão em Moçambique de 1957 a 1959 - Lago Niassa, Nampula e Vila Cabral.
Em 1960 voltou a Moçambique, embarcado na Fragata Pedro Álvares Cabral.
Quando passou à Reserva da Armada, mudou-se para a terra de seus pais onde hoje vive com sua esposa, sem nunca deixar de visitar Almada (aqui viveu na juventude) e a Cova da Piedade (onde residiu já militar), para rever familiares e amigos.
É uma pessoa dinâmica e com sentido muito nobre de prestar serviço comunitário.
Empenhou-se em Anseriz juntamente com outros anserizenses, na tarefa de conseguir meios financeiros para a construção do edifício da Liga de Melhoramentos de Anseriz - centro de convívio sócio-comunitário - uma realidade com alguns anos, da qual é o sócio nº 1 e colaborador não remunerado.
A actividade cívica do Sr. Ernesto Augusto, não ficou por aqui. Durante alguns anos, pós 25 de Abril de 1974 já na reserva da Marinha, foi autarca na Junta de Freguesia de Anseriz e também organizador e colaborador das festas anuais da freguesia em honra de Nossa Senhora de Ao Pé da Cruz.
O Sr. Ernesto Augusto é um "senador" muito respeitado. As suas opiniões sobre assuntos da terra e da comunidade local são sempre escutadas com muita atenção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário