Bilhetes de transportes públicos, fluviais e terrestres, "familiares" para quem viveu e vivia Almada no tempo da vida barata e atravessava o Rio Tejo.
São bilhetes para um sentido, dos Transportes Urbanos de Almada (autocarros) na carreira para o Mercado de Almada (Cacilhas-Mercado-Cacilhas) a 50 centavos ( metade de um escudo ), que depois subiu para 60 centavos já com a "Transul".Os outros são dos transportes fluviais(cacilheiros), Terreiro do Paço-Cacilhas-Terreiro do Paço a 70 centavos (viagem num sentido), posteriormente já mais caros, a um escudo e vinte centavos e dois bilhetes de acesso à 1ª Classe dos ferry-boats que efectuavam a ligação Cais do Sodré-Cacilhas-Cais do Sodré, a 10 centavos e depois a 20 centavos. O bilhete dos ferry-boats para uma pessoa custava um escudo (1$00) para a viagem num sentido.Estes eram propriedade da Sociedade Marítima de Transportes, Lda ( A Parceria).
Havia ferry-boats partindo de outro cais em Cacilhas, que também efectuavam a travessia Terreiro do Paço-Cacilhas-Terreiro do Paço, para um Cais junto à doca da Marinha, pelo preço de 1$00.
Destes últimos "ferries", actualmente ainda está em utilização o "Eborense".
Um outro de então e desta carreira, de características singulares era o "Lisbonense".
4 comentários:
O Almadense já não existe desde 1983, quando foi vendido para uma empresa do Rio Douro,
Cumprimentos
José Luis COVITA
Agradeço o reparo no lapso já corrigido.
Retribuo os cumprimentos.
Ontem,dia 14 de Abril de 2013, paguei 8,80 Euros de bilhetes de ida e volta do Pragal a Sete-Rios.
Alguém me pode dar a informação sobre o custo dos bilhetes da Transul de Almada à Praça de Espanha?
Agradecido.
Postar um comentário