sábado, 23 de outubro de 2010

Gente de Almada, Gente Que Viveu e Vive Almada

Em 1965 os finalistas do Externato Frei Luís de Sousa em excursão a Coimbra passaram por Alcobaça, onde foram recebidos com um lanche pelos pais da Maria João Moreira Lemos, na casa que possuíam na região.
A foto mostra-nos o grupo, acompanhado pela Director, Padre António Gonçalves Pedro e por 2 dos 4 professores que também viajaram, junto à casa dos pais da Maria João, o casal à esquerda na foto, junto ao Padre Pedro.
Atrás temos o mini autocarro, com o condutor, alugado pelos finalistas.
A primeira jovem à esquerda é uma prima da Maria João, a Jeta.
A Maria João é a terceira pessoa em pé, a contar da direita.
A pessoa em 5ª posição de pé a contar da direita é a Luisa Castelo Valente. Foi Hospedeira da TAP, com quem muitos portugueses certamente já se cruzaram e contactaram a bordo de seus aviões.
A foto foi tirada pelo Dr. Taborda. O Padre Sobral encontrava-se dentro do autocarro.

2 comentários:

Lear disse...

É com nostalgia que vejo estas fotos.
Nesta época, 1965, tinha apenas 2 anos de idade. Mas, alguns anos mais tarde, no pós 25 de Abril frequentei a Emídio Navarro e era muito engraçada a "guerra" entre os alunos da Emídio e os "meninos queques" do Frei".
Bons tempos, em que para mim e para muitos outros, Almada era o centro do mundo, pelo menos do nosso pequeno mundo.
Hoje, não reconheço a terra em que nasci e fui criado. Para ser sincero, até evito de lá ir o mais possível, porque quando de lá venho, venho muito triste por ver o mal que a "gentinha" que governa Almada há décadas, tem feito a esta terra.
Almada era, nos idos de 1970, umas das localidades mais progressivas e desenvolvidas do país. Pese embora o crescimento urbano acelerado e sobretudo desregrado, as perspectivas de futuro eram imensas e risonhas.
Hoje, 40 anos volvidos, Almada tem vindo a perder posições a nível de desenvolvimento e encontra-se completamente esclerosada na mão dos energúmenos que a têm amordaçado.
Bem haja!

Anônimo disse...

Eu fui aluno do Frei, na instrução primária, entre 1966 e 1970. A nossa professora era a D. Joaquina!

Rui Silva