quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Coisas de Almada e de Gente Que Viveu e Vive Almada

Muita gente ainda se lembra do comboio urbano da Costa da Caparica, puxado por um tractor, que fazia passeios turísticos ao fim das tardes e à noite pelas artérias da povoação no Verão (em roteiro definido), uma legenda turística da então agradável povoação.
Na imagem, anterior a 1975, vemos esse comboio com as cores da "Transul", empresa de transportes constituída em 1 de Janeiro de 1968 pela fusão da "Transportes Beira-Rio" de Rodrigo Zagalo e Melo (falecido a 10 de Agosto de 2012 com 87 anos) com sede na Cova da Piedade  e  a "Empresa de Camionetes Piedense",  de José Sousa Silva e Fernando Sobral, com sede na Trafaria.
Este comboio funcionava anteriormente à fusão, com as cores da "Piedense" -  cinza prata e azul - a concessionária dos transportes públicos rodoviários no concelho de Almada para a Costa da Caparica - "Praia do Sol".
No postal, "o comboio" está na Av. da República. À esquerda ficava o "Costa Nova" café e restaurante, à direita o "Papo-Seco", que tinha uma agradável esplanada no início da Rua dos Pescadores (designada então popularmente por "o picadeiro" ou "passerelle") também à direita. Em frente o Largo Comandante Sá Linhares.

3 comentários:

Luis Eme disse...

na Costa os comboios são descendentes como os da canção, até levarem sumiço...

Luis Filipe Veiga disse...


Pelo menos até finais dos anos 70 o comboio ou como também se chamacva, a lagarta, fazia o vai-vem entre o centro da Costa e o "Ninho" localizado na zona de pinhal em Santo António da Caparica, e tinha várias paragens pelo caminho.
O "Ninho" (ainda hoje assim lá está assinalado), era um local de lazer muito procurado no Verão pelos veraneantes por ser sombreiro de dia e fresco nas noites cálidas de Verão. A última viagem ocorria do "Ninho" para a Costa às 00h25. Nos anos 60,o bilhete custava 2$50.

Anônimo disse...

não era conhecido como lagarta mas sim como lombriga pelos caparicanos