sábado, 19 de janeiro de 2013

Gente de Almada, Gente Que Viveu Almada

O Dr. Marcelino António Orrico Horta, no topo da imagem  à direita, foi professor  de Ciências Naturais - Botânica, Zoologia, Geologia, Mineralogia  - e Biologia no Externato Frei Luís de Sousa.
Pelas suas qualidades pedagógicas,  pessoais e formação humana, grangeou entre os alunos elevada estima e uma consideração muito especial porque mantinha uma relação de proximidade e camaradagem com seus alunos, que por isso mesmo o respeitavam e  recordam com  amizade, não esquecendo o mestre.
O Dr. Marcelino Horta fazia  trabalho de investigação  na Direcção-Geral dos Serviços Florestais e Aquícolas do então Ministério da Agricultura.
De manhã dava aulas no Frei Luís de Sousa e à tarde era investigador na área de Entomologia (estudo dos insectos) na citada Direcção-Geral. Era pois Entomologista.
A foto que apresentamos foi retirada  de http://www.lusosnadiaspora.net, um sítio de Vancouver, cidade do Canadá, para onde o Dr. Marcelino Horta emigrou na segunda metade dos anos 60.
Esta foto é de alunos e professores da Escola Portuguesa de Nossa Senhora de Fátima fundada em 1968, onde o nosso Professor Dr. Marcelino Horta e o  outro Professor na imagem, foram os primeiros professores a leccionarem a língua portuguesa naquela cidade.
Ficámos a saber que o Dr. Marcelino, já com mais de 80 anos, reside em Vancouver.
 
Agradecimentos ao Sr. Belarmino Batista, de Vancouver.

Um comentário:

Luis Eme disse...

mais uma boa descoberta!