domingo, 4 de agosto de 2013

Coisas de Almada e de Gente Que Viveu Almada

Anúncio de uma Corrida de Touros na Praça de S. Paulo. Localizava-se onde existiu a antiga Escola Primária Feminina de Almada (Escola do Campo - Campo de S. Paulo), escola esta, mandada destruir recentemente pela Câmara Municipal de Almada depois de a deixar degradar e utilizar o terreno circundante - o recreio dos alunos - para outros fins que não educativos.
A Praça de S. Paulo foi inaugurada em 1843 com bancadas e camarotes de madeira, tinha capacidade para cerca de 500 pessoas. As touradas mais importantes que nela ocorriam eram nas festas anuais em honra de S. João Baptista,  que à data atraiam a Almada muitos forasteiros.
Em 1904 sofreu um incêndio, sendo reconstruída pouco depois, mas já não conseguiu atrair com fulgor as pessoas para este espectáculo. Entrou em decadência tendo sido demolida nos anos 30 do século XX.

3 comentários:

Anônimo disse...

não te terás esquecido de dizer que foi construída outra escola no mesmo local, com incomparavelmente melhores condições que a anterior? Mas quando se fica cego pelo sectarismo...

Anônimo disse...

A escola não foi mandada destruir, não convem dizer isso pois é uma mentira, a escola nº2 que eu andei lá é bastante antiga foi recentemente no mesmo local implantada uma escola moderna com mais condições e com o mesmo espaço e por sinal bastante boa a escola.

Maria disse...

Não sabia da "destruição", mas fiquei contente com os comentários anteriores. É bom que a verdade seja verdadeira ou dita por inteiro.
Quando for a Almada vou passar por lá. A minha escola primária.