domingo, 30 de novembro de 2014

Coisas de Almada e de Gente Que Viveu e Vive Almada

Capa do Catálogo da Exposição de Arte Sacra organizada pela Câmara Municipal de Almada no Convento dos Capuchos, por ocasião da inauguração do Monumento a Cristo-Rei em Maio de 1959.
A Comissão Executiva  desta Exposição era composta por:
Dr. Emílio Achiles Monteverde - Presidente da Câmara Municipal de Almada
Beneficiado   António Gonçalves Pedro - Vice-Reitor do Seminário de Almada
Arq.º Nuno Teotónio Pereira - Representante do Movimento de Renovação da Arte Religiosa
 
Na abertura do Catálogo, o Presidente da Câmara Municipal de Almada escrevia:
Os Municípios não podem manter-se indiferentes perante os problemas da expansão da cultura, sob pena de atraiçoarem o cumprimento duma das suas mais elevadas funções.
É precisamente no cumprimento desta atribuição que o Município de Almada tem o prazer de apresentar a Exposição de Arte Sacra, aberta ao público em tão boa hora no ciclo das festividades respeitantes à inauguração do Monumento a Cristo-Rei.
Pretende-se por  este processo não só interessar a população num vasto plano cultural mas, igualmente, proporcionar a organização - que noutros campos também temos vindo a promover - dum registo de todos os elementos que facilitem o conhecimento da História do concelho de Almada.
Esta exposição, levada a efeito graças à compreensão pronta e esclarecida de antigas famílias deste concelho que possuíam peças de interesse artístico, foi possível, também, pelo patrocínio que nos prestou o Patriarcado de Lisboa, expresso no apoio prestigioso concedido por Sua Excelência o Senhor D. Manuel Gonçalves Cerejeira.
.................................................................................................................................................................
Certos de que prestamos ao concelho de Almada e, através dele, ao País um contributo, embora modesto, para que os Portugueses possam apreciar e amar cada vez mais a História e a Tradição, deixa a Câmara Municipal ao público - o supremo juiz - a última sentença sobre o mérito do grande sacrifício que representa a organização duma exposição desta natureza.

                                                                                         EMÍLIO ACHILES MONTEVERDE

Nenhum comentário: