quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Gente de Almada, Gente Que Viveu Almada

Faleceu o Dr. Manuel Rosado Caldeira Pais. O corpo encontra-se na Igreja Nova de Almada de onde sairá amanhã  às 11 horas para Évora, sua terra natal. 
O Dr. Caldeira Pais, nasceu em 15 de Dezembro de 1929. Fixou residência em Almada onde foi professor do ensino secundário, tendo leccionado na Escola Industrial e Comercial Emídio Navarro de 1957 a 1967 e no Externato Frei Luís de Sousa onde foi também Director dos Cursos Nocturnos.
Foi deputado à Assembleia Nacional na XI Legislatura, 1973-1974, eleito pelo Circulo de Setúbal e Procurador do Concelho de Almada na Junta Distrital de Setúbal
Foi Vereador e Vice-Presidente da Câmara Municipal de Almada, quando o Dr. Serafim Silveira Júnior era Presidente.
Em 28 de Março de 1974 tomou posse como Presidente da Câmara Municipal de Almada, tendo sido portanto o último Presidente da Câmara de Almada antes do 25 de Abril de 1974.
O Dr. Manuel Rosado Caldeira Pais foi um professor e cidadão que sempre manteve com os alunos uma relação cordial e amiga, granjeadora de  natural admiração e gratidão, razão por que os seus alunos sempre viram nele um mestre e incentivador da sua valorização como pessoas e formação académica.

4 comentários:

jose disse...

Que disciplinas terá leccionado?

Anônimo disse...

No Externato Frei Luís de Sousa o Dr. Caldeira Pais leccionou Filosofia e História.

jose disse...

Muito obrigado.Terá então sido colega do diácono professor de Filosofia,no Frei,João Afonso Viana da Costa(1966)ou ter-lhe-á sucedido...

Anônimo disse...

Foi meu professor de História na Emídio Navarro.