terça-feira, 6 de outubro de 2015

Coisas de Almada e da Gente Que Viveu e Vive Almada

Autocarro da Transul , empresa formada pela fusão da Beira Rio com a Piedense em 1 de Janeiro de 1968, em Cacilhas.
À esquerda e atrás deste autocarro vemos um outro, ainda com a pintura da empresa Beira Rio. Os autocarros da Transul foram pintados com a cor vermelha da Beira Rio e a cor cinza prata da Piedense.
O autocarro na foto era da Carreira nº 2  Mercado (circulação). Esta carreira era da Empresa Piedense antes da fusão. Partia de Cacilhas para o Mercado de Almada e inicialmente seguia pelas Ruas Cândido dos Reis e António Feio, Praça de Gil Vicente, Av. de D. Afonso Henriques com a paragem mais importante junto ao Café Central nesta avenida, porque aqui saíam geralmente muitos passageiros. Na Praça da Renovação o autocarro virava à direita para a Rua de Olivença, contornava o Mercado de Almada onde ficava a paragem terminal. Fazia depois o caminho inverso até à Praça de Gil Vicente, seguindo  para Cacilhas pela Av Frederico Ulrich.
O custo da viagem (um sentido) - pelo menos até ao Café Central - era inicialmente $50 (cinquenta centavos), o que corresponde actualmente a um quarto de cêntimo do euro.
Almada era servida por duas carreiras: Almada (Mercado) e Almada (Torcatas) a 1$00 (um escudo)que servia Almada velha. Após a inauguração do Cristo-Rei foi criada a carreira  para o Cristo-Rei que subia a Av. Nuno Álvares Pereira, virando junto ao Café Tropical para a Av. de Cristo-Rei.
Assim, a partir de Maio de 1959 Almada passou a ser servida por três carreiras regulares de transporte público (privado).

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