sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Gente de Almada, Gente Que Viveu Almada

"Mestre Zé" de seu nome José da Silva Pinho, faleceu no dia 30 de Dezembro de 2015 com 90 anos de idade, tendo-se realizado o funeral no dia 31 de Dezembro.
Devido à quadra natalícia/fim de ano e por ausência, seus antigos convivas de café e amigos não tiveram conhecimento da ocorrência.
Desde criança até à idade de reforma, em 1983 por invalidez, a vida de Mestre Zé foi vivida sobre as águas do Tejo.
Era um homem com uma paixão especial pelo rio Tejo e por barcos. Tinha numerosas fotografias e postais de embarcações de diversos tipos: barcos de guerra, paquetes, veleiros, iates, fragatas, faluas, varinos, lanchas, rebocadores, cargueiros, cacilheiros, etc... etc.  
Mestre Zé não se limitava às fotos das embarçações. Era também possuidor de livros sobre as mesmas e de vastos conhecimentos adquiridos, que disponibilizava a quem o abordava sobre a temática.
A publicação cacilhense "O Pharol" no seu nº 26  Ano 10, de Dezembro de 2014 publicou um artigo de homenagem a este simpático cidadão, da autoria de Luís Filipe Bayó Veiga:  "Mestre Zé - Uma Vida sulcando o Tejo entre fragatas, batelões e rebocadores...".
Este blogue dedicou a Mestre Zé um post em 23 de Fevereiro de 2013.
 
A fotografia acima, publicada em "O Pharol", é de Luís Filipe Bayó Veiga

Nenhum comentário: