domingo, 20 de março de 2016

Gente de Almada Gente Que Viveu Almada

 
Orlando Avelar faleceu ontem com 94 anos. Seu corpo encontra-se na Igreja de Almada e o funeral realiza-se amanhã pelas 10.00 h.
Orlando Avelar  nasceu em Almada no dia 26 de Julho de 1921. Nesta sua terra foi um distinto desportista no atletismo e no andebol. Foi ainda treinador de andebol no Ginásio Clube do Sul e no Clube Desportivo da Cova da Piedade. Também praticou natação e basquetebol.
No atletismo representou o União Sport Clube Almadense e o Sporting Clube de Portugal. Foi um dos iniciadores da prática de andebol em Almada, representando o Almada Atlético Clube, tendo representado a selecção de andebol de Lisboa e vestido duas vezes a camisola da selecção nacional de andebol em jogos com a Espanha e a Suíça.
Depois de deixar a actividade desportiva, em Novembro de 1957 emigrou para os Estados Unidos da América do Norte, onde foi funcionário da Embaixada de Portugal em Washington. Aqui e com amigos fundou o Clube Português de Washington.
Orlando Avelar era um cidadão de excelentes e naturais qualidades pessoais, admirado e respeitado por todos os que com ele conviviam quer quando praticou desporto, quer nas relações sociais ao longo da sua vida, cultivando sempre e naturalmente a moderação e a modéstia.

Um comentário:

Luis Eme disse...

Mais um grande Desportista Almadense que nos deixou...