quarta-feira, 8 de março de 2023

Coisas de Gente Que Não Vive Almada


 
Recentemente uma das paredes de suporte do Viaduto da ex-Avenida Bento Gonçalves sobre a Rua Cidade de Ostrava foi pintada de cor branca.

Como é usual em toda a cidade de Almada onde se encontre uma parede mais ou menos limpa, seja pública ou privada, de imediato é grafitada ou melhor, conspurcada, por gente que vive no e do pleno uso das actuais liberdades democráticas, desrespeitando tudo e todos, dando o seu contributo para que Almada seja talvez a cidade, vila ou aldeia mais suja de Portugal, contando com o prolífero  lixo e deficiente ou nulo cuidar de árvores, zonas verdes e passeios, tudo sob a passividade dos governantes autárquicos.
Isto é Almada "democrática território de muitos"  onde uns quantos têm a liberdade de mutilar a propriedade privada (condomínios, paredes, montras e portas de lojas), sem serem incomodados ou responsabilizados pelos governadores ou autoridades policiais.

Nas fotos acima inseridas temos a referida parede mutilada, (seta preta) onde a Câmara Municipal de Almada (C.M.A.) tem  afixada uma placa (seta vermelha), avisando "AFIXAÇÃO PROIBIDA Coima até 9.000 Contos"(veja-se a ampliação na 2ª foto)
"9.000 Contos " ( ? ) .
Coima, só para quem conspurca a parede com colagem e isenção para grafitagens e pinturas?
Esqueceu-se a C.M.A. de fazer o cambio para euros ou esta placa é só uma antiguidade/brincadeira/decoração, sem qualquer efeito prático,  não tendo o propósito de servir de aviso/penalizar/intimidar/impedir os executantes de expressarem as suas "qualidades artísticas", "ideias", "desejos", "sonhos", "críticas" ou "pegadas pessoais/sociais" em tal local?

ALMADA, talvez, a cidade, vila ou aldeia mais suja de Portugal!

Nenhum comentário: