terça-feira, 31 de março de 2009

Coisas de Almada, Gente Que Viveu e Vive Almada

Aspecto da "Exposição sobre Astronáutica" na Incrível Almadense, em Junho de 1967.
Reconhece-se em primeiro plano à esquerda na foto, de óculos, o então Presidente da Câmara Municipal de Almada, Dr. Glória Pacheco.
Escreveu Vitor Aparício em " O INCRÍVEL", Jornal Comemorativo do 119º Aniversário:
"Em colaboração com a USIS (United States Information Service). e a NASA (National Aeronautics and Space Administration), foi inaugurada, no dia 20 de Junho, no SALÃO DE FESTAS, a exposição denominada «,A EXPLORAÇÃO DO ESPAÇO», com a presença de Sua Excelência o Sr. Embaixador dos E.U.A. e respectivo Adido Cultural, e Presidente da C.M.A., entre outras individualidades sócios e amigos da Colectividade.
Ao iniciar-se o acto inaugural, os convidados começaram por apreciar os painéis expostos, onde estiveram patentes: O Programa de Exploração Espacial dos Estados Unidos, voos Tripulados - Projectos Gémeos e Apolo - , Treino de Astronautas, Exploração Lunar não Tripulada e Exploração Interplanetária, Satélites Científicos, de Comunicação e Meteorológicos, Sistemas de Propulsão, Cooperação Internacional, as magníficas Instalações da NASA, Aeronáutica, Bibliografia Sobre Astronáutica e Revolução Científica, etc. etc., além de uma curiosa miniatura do Avião X-15.
Finda a prolongada apreciação, o Presidente da Assembleia Geral da INCRÍVEL, no uso da palavra, enalteceu a grandiosidade da exposição, agradecendo, simultâneamente não só a presença de tão honrosas individualidades, como também a prestimosa colaboração da USIS e da NASA; ofereceu-se em seguida ao representante da U.S.A. uma placa comemorativa do acontecimento e dois diplomas à UNITED AERONAUTICS AND SPACE ADMINISTRATION.
Depois de terem assistido à projecção de um dos filmes aluzivos à Exploração do Espaço, visitaram a nossa Biblioteca, onde os representantes dos E.U.A. assinaram o LIVRO DE HONRA."
Foto: da mesma edição de "O INCRÍVEL"

Nenhum comentário: