Equipa de Futebol do Operário Atlético Clube, um clube popular que existiu na zona do Pombal, Almada, entre a década de 40 e a década de 50 do século passado.
Esta era uma equipa. Outras podiam ser reconstituídas pela entrada de outro ou outros associados já que se substituíam nos seus impedimentos, por motivos profissionais (eram todos verdadeiros operários), lesões ou por baixa de forma física.
A equipa sempre que jogava, acompanhava-se de um massagista.
Era um modesto clube que não tinha, provavelmente, mais de 100 sócios mas possuía a determinação e atitude para que alguns dos seus associados fossem também os atletas que disputavam jogos com outros clubes congéneres não filiados e conquistassem alguns troféus em torneios populares.
Constituíam pois um grupo de pessoas que conviviam e confraternizavam unidas por uma equipa de futebol que era deles e eram eles. Ninguém tinha ordenado ou prémios de jogo, mas todos pagavam as cotas de associado.
Era um genuíno clube popular. Cada atleta levava o equipamento para casa para lavar.
Quanto à identificação dos elementos desta equipa, disse quem nos cedeu a fotografia que o 1º elemento de pé a contar da esquerda é o Mário Patarrinha.
Desta equipa constam três irmãos Gramaços, dois em pé a seguir ao Mário Patarrinha e o 1º da esquerda, de joelhos.
A foto foi tirada no terreno de uma das quintas ( Quinta do Pombal ?) que existiam à época na zona. Ao fundo e à esquerda do guarda-redes está o Mar da Palha (Rio Tejo).
Um comentário:
Confirmo que o 1º da esquerda em pé é o Patarrinha.
Postar um comentário