quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Coisas de Almada e de Gente Que Viveu e Vive Almada

"MERDA", revista não periódica, sem director, "Os Merdas" Grupo ANARCA AUTÓNOMO" - Movimento Educativo Recreativo Dos Anarcas. revista anarquista que nasceu em Almada no pós 25 de Abril de 1974 pela mão de Francisco Ginjeira e Rui Vaz de Carvalho (Prof. de História),
Na imagem a reprodução da capa da 1ª edição do 1º número custeada pelos fundadores respectivamente com 3.000$00 e 7.000$00. A impressão foi feita numa tipografia "caseira" na Av. Frederico Ulrich em Almada, pertencente a um Professor do ensino secundário(Dr.Camacho) que frequentava assiduamente o Café Central.
Uma 2ª edição deste número foi impressa posteriormente com a colaboração de José Brito, o "velho Brito", pela Cooperativa Cultural Editora Fomento Acrata, caixa postal 52 - Almada.
A 2ª edição saiu incluindo o suplemento " Apresentação da Candidatura Nacional de Sua Excelência o Galo de Barcelos".
"MERDA" teve grande sucesso editorial. Foram publicados 3 números dos quais se imprimiram mais de duas centenas de milhar de exemplares, vendidos principalmente na grande Lisboa.
Da Holanda, um Centro de Documentação solicitou ao editor alguns exemplares da publicação.
Frases na "MERDA":
Esta "Merda" não tem direitos de autor; pode ser copiado, policopiado, difundido. (1º número)
Quem não está com a merda, está contra a merda. (2º número)
A política é um vento que apaga a luz da razão. (3º número)

Um comentário:

Anônimo disse...

Boa noite, ando à procura dos 3exemplares da revista "a merda" de que aqui reproduz uma das capas. Possuo(espero) um dos exemplares em casa dos meus pais, mas ainda nao o descobri.
Tens o exemplar de que puseste a capa? É possível passares-me cópia pdf ou outra dele(s)?
Saudações anarcas.
Jes jesquilo@sapo.pt