sexta-feira, 30 de julho de 2010

Gente de Almada, Gente Que Viveu Almada

Luís Bento Susano foi Regedor de Almada, entre 1945 e 1960 (?).
Residiu em Cacilhas onde foi estabelecido em mercearia na Rua Comandante António Feio nº 69, onde hoje está o Mini-Mercado Dona Maria.
Posteriormente morou numa vivenda, que já não existe, na Rua D. João I-Almada
Não era natural de Almada. Em Vila Cova do Alva dava "uma folha de alface", leia-se nota de vinte escudos" de outro tempo (equivalente actualmente a dez cêntimos do euro), a cada mulher ou moça que lhe desse um beijo.
Será por isso que Vila Cova do Alva, concelho de Arganil, Distrito de Coimbra, o homenageou dando seu nome a uma rua da vila (foto)?
Quando as Filarmónicas de Barril de Alva e Vila Cova de Alva se deslocavam a Almada, Luís Bento Susano obsequiava os músicos e integrantes com "comes e bebes". "Incumbia aos regedores: cumprir e fazer cumprir as ordens, deliberações e posturas municipais e os regulamentos de polícia, levantar autos de transgressão sempre que necessário, auxiliar as autoridades policiais e judiciais sempre que necessário, agir de modo a garantir a ordem, a segurança e a tranquilidade públicas, auxiliar as autoridades sanitárias, garantir os regulamentos funerários, mobilizar a população em caso de incêndio e cumprir outras ordens ou instruções emanadas do presidente da câmara municipal." (Wikipédia.org.)
A figura "Regedor" foi extinta pela Constituição da República Portuguesa de 1976.

Nenhum comentário: