quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Gente de Almada, Gente Que Viveu e Vive Almada


Foto de Maio 1974 com juventude que frequentava o antigo Café Central da Praça da Renovação em Almada. Este café era sala de estudo diária do pessoal estudante, das 8h da manhã às 2h do dia seguinte (hora de encerramento).
Em primeiro plano vemos o Jorge "BéBé" com o filho e à sua esquerda, com os braços no ar o "Itália", alcunha pela qual era conhecido o Luís Gonçalves. Se perguntassem pelo Luís Gonçalves, poucos sabiam quem era.
A foto foi tirada junto à porta giratória do Café Central, que se vê à direita, de acesso e saída pela Av. D. Afonso Henriques.
À esquerda na foto, vemos parte do "popular" cesto para o lixo, então existente naquela esquina.
Atrás do grupo vê-se a vidraça que integrava ainda o café e era posto de observação para quem se sentava nas duas mesas coladas. Actualmente esta vidraça faz parte da loja de quinquilharia, jornais e tabacaria do café.

Um comentário:

Anônimo disse...

Um autentico "crime" o que fizeram ao Central a partir dos anos 80...
Fui criado nessa zona (Rua FErnão Lopes)e hoje, vivendo noutra cidade, quando vou a Almada fico desolado e triste pois nada já é como era quando deixei Almada. Infelizmente a Câmara não soube manter o que todas as cidades deverão manter: os referenciais e a sua memória, mesmo que esta seja recente! Almada sem vida na Praça da Renovação não é Almada!