A Praça da Renovação na segunda metade dos anos 50 do séc. XX, já com o acesso ao Externato Frei Luís de Sousa construído (à direita na foto).
À esquerda vemos um autocarro provavelmente parado, na paragem então aí existente, frente ao local onde existiu "A Calhandra"- cervejaria, snack-bar, mariscos.
No centro da rotunda está um candeeiro alto de iluminação pública, que substituiu o poste de madeira inicialmente aí colocado que servia de suporte a fios. Havia quem designasse este candeeiro por "pimenteiro".
Ainda à direita na foto vê-se parcialmente a esplanada do Café Central, inaugurado em Junho de 1956 e por cima da esplanada é visível o anúncio da Escola de Condução " A Automobilista Almadense".
Também é possível visionar na foto à direita, no passeio, o marco cilíndrico do correio que durante muitos anos aí existiu, onde os almadenses habitualmente colocavam a correspondência a ser expedidas. Havia várias tiragens ao longo do dia.
Nesta foto, o oculista Manolo, (actualmente Foto-Óptica Ore, Lda) já tem o anúncio exterior luminoso "OCULISTA" com o esquema de uns óculos ao lado.
Como curiosidade, repare-se que ainda não havia candeeiros de iluminação pública em redor da Praça.
Nenhum comentário:
Postar um comentário