Praça da Renovação no início dos anos 60. Uma imagem bastante rica em elementos que marcaram a época.
Em primeiro plano temos a carroça do popular "petrolino", "pitrolino" ou também apelidado "azeiteiro". Uma figura que ainda se via por Almada nos anos 50 e 60. Circulava pelas povoações com a sua carroça puxada por um animal de tracção, vendendo porta a porta o designado petróleo iluminante, álcool "desnaturado" (utilizado como combustível), lixívia, azeite, sabão, piaçabas, vassouras, palha-de-aço, entre outros produtos. Usava uma mala a tiracolo para guardar o dinheiro da venda e fazer trocos, tal qual se vê na foto, à sua esquerda.
Nesta foto observamos ainda à esquerda, a esplanada do Café Central, que nas noites de Verão se enchia de almadenses e famílias, depois as instalações do Banco Nacional Ultramarino na Av. de D. Afonso Henriques, com as suas grades em ferro pintadas de cor verde escuro, a Estação dos CTT, a esplanada do Café Snack-Bar Arcada com o toldo colorido e o estabelecimento de electrodomésticos Radiolar.
Temos ainda na fotografia três automóveis, que marcaram igualmente esses anos, estacionados por detrás do "petrolino", junto ao passeio em redor da Praça: da esquerda para a direita um Opel Rekord de cores azul e branca, um Citroen 2CV de cor branca e atrás deste a parte dianteira de um Volkswagen "carocha". Três viaturas que nos dias actuais são muito desejadas por coleccionadores de carros e não só.
Repare-se também no marco vermelho do Correio para depósito de correspondência, no passeio frente à Estação, que tinha várias tiragens ao longo do dia.
Repare-se também no marco vermelho do Correio para depósito de correspondência, no passeio frente à Estação, que tinha várias tiragens ao longo do dia.
Em primeiro plano ainda se vê na foto um carro manual de limpeza urbana, usada pelos "almeidas".
Nenhum comentário:
Postar um comentário