terça-feira, 26 de maio de 2020

Gente de Almada, Gente Que Viveu e Vive Almada

Nos anos 60 e princípio da década de 70 (antes de Abril 74) os jovens de Almada que frequentavam o ensino universitário e os Institutos Industrial e Comercial  em Lisboa, tinham o hábito de estudar nos cafés. Em Almada,  o Café Central na Praça da Renovação e posteriormente o Café Repuxo na Praça de Gil Vicente, onde havia a Fonte Luminosa, foram os dois locais mais frequentados pelos estudantes. 
Naturalmente, entre os estudantes foram-se enraizando empatias, amizades e afinidades por pontos de interesse comuns em disciplinas dos cursos ou porque estudavam na mesma mesa do Café e outras,  e,  assim constituíam-se pequenos grupos que no final de semana, normalmente ao Domingo, iam ao cinema ou teatro (matinées) e esporadicamente organizavam passeios por Lisboa e arredores ou um pouco mais a norte da capital.
Quando a deslocação era mais longe (100 -150 Km) e com grupo maior, alugava-se um autocarro à Piedense ou Beira-Rio (mais a esta) mesmo não enchendo - automóvel próprio  ninguém tinha - desde que o custo fosse suportável e lá ia o pessoal descontrair e conviver de manhã à noite.
Esta fotografia é de um desses passeios, talvez a Peniche e nela ainda se identifica o José Sérgio, o Miguel Fernandes mais conhecido por Miguel Junot e o Romba. O José Sérgio, estudante de Medicina morreu prematuramente. Morava na Rua Cte António Feio, em Cacilhas, próximo do Colégio "O Gato". Era sobrinho da Drª Maria Alice, Professora de Português e Francês no Externato Frei Luís de Sousa.
Dos elementos femininos já não lembramos os nomes.
Atrás do grupo da foto está o autocarro com outros integrantes do passeio.

Nenhum comentário: