sábado, 30 de maio de 2020

Gente de Almada, Gente Que Viveu e Vive Almada

Muitos almadenses e não só, que frequentaram o ensino primário na Escola Conde de Ferreira em Almada nos anos 40 e 50 do séc. XX têm associado a suas recordações desse período de vida, um professor que deixou marca indelével na memória de cada um - o Professor Câncio - que era o Director da Escola e que ficou referência entre todos pelo uso que fazia da palmatória para "premiar" os alunos que não sabiam a tabuada, não faziam os trabalhos de casa ou não respondiam acertadamente às perguntas do professor na matéria de ensino.
Os alunos, salvo devidas excepções,  não tinham hipótese de escolher que professor queriam. Quem estivesse na sala do Prof. Câncio já sabia o que esperava:  estudava/aprendia ou seria candidato à palmatória.
Para avaliar a aprendizagem da tabuada, o Prof. Câncio dispunha os alunos a inquirir na frente da turma e ia perguntando a  um por um: por exemplo: 3x6; a outro 4x6; a outro 5x6;... . e assim sucessivamente.  Aluno que não respondesse acertadamente tinha de estender a mão, com a palma voltada para cima e recebia o dolorosa "reguada" da palmatória do professor, que não era nada meigo no assunto.
O Professor Câncio está nesta fotografia com seus alunos. Naquele tempo as turmas eram muito grandes ( não é a primeira fotografia desta Escola que vemos com tantos alunos e o professor).
Na fotografia está uma contínua da Escola Conde Ferreira, a Srª Adelina, que residia próximo do Seminário de Almada. Das duas funcionárias, é a da esquerda 

Nenhum comentário: