Da publicação alusiva ao CORTEJO DE ALMADA "Da Nascente à Foz do Tejo", integrado nas Festas em Honra de S. João Baptista, realizado nesta Vila no dia 21 de Junho de 1970, divulga-se acima a relação de figurantes, participantes e representações no evento histórico, etnográfico e social.
A propósito, lia-se na publicação:
Esta parada alegórica inspira-se na tradição secular das auras públicas da vila. Pinho Leal, no seu "Portugal Antigo e Moderno" regista a Festa de Almada nestes termos: "Era famosíssima até 1834 a Festa de S. João Baptista em Almada. Despovoava-se Lisboa e outras terras do Alentejo e Estremadura para a irem ver. Era curiosa pela singularidade de alguns dos costumes antigos que apareciam na procissão e nas cavalhadas. Quase sempre havia corrida de Touros."
Assim o Cortejo "Da Nascente à Foz do Tejo" será um rejuvenescimento do programa da Festa de S.João Baptista e um enaltecimento do rio, como motivo primacial da Vila de Almada, dando-o a conhecer à assistência de hoje numa visão histórica, etnográfica e social.
Nota: a capa desta publicação foi divulgada aqui em "post" de 9 de Março de 2012
Nota: a capa desta publicação foi divulgada aqui em "post" de 9 de Março de 2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário