quinta-feira, 5 de abril de 2012

Gente de Almada, Gente Que Viveu Almada


O Padre Manuel Marques, foi pároco de Almada, após ter passado pelo Seminário de Almada como aluno. Enquanto pároco desta vila, fundou em 28 de Novembro de 1954 o Jornal de Almada - 2ª Série - de que foi Director, Semanário Regionalista que tinha por lema "Um pregão de ideal que levamos a todos", cuja Redacção e Administração era na  Rua D. João I, nº 9 - 1º Esq. - Almada.
O Jornal de Almada deixou de ser publicado já neste século, após tentativas de controlo político local, pouco tempo depois de completar 50 anos ao serviço do concelho e dos almadenses.
Apesar de ter desaparecido, este Jornal ainda é relembrado como uma referência de Almada, pelos valores que transmitia e defendia e, participação  social na vivência do concelho. Foi um jornal aberto à população. Era  um jornal dos almadenses. Por isso incomodava algumas pessoas, nos últimos anos.
O Padre Manuel Marques foi  também professor no Seminário de Almada e professor de Religião e Moral na Escola Comercial e Industrial Emídio Navarro (Almada). Integrou ainda  a capelania do Monumento a Cristo-Rei.
Foi Vigário-Geral da Diocese de Setúbal.
Nasceu na freguesia de Paialvo, Tomar em 23 de Abril de 1921 e faleceu em 22 de Fevereiro de 2007 com 85 anos.

Nenhum comentário: