quarta-feira, 24 de abril de 2013

Coisas de Almada e de Gente Que Viveu e Vive Almada

 
 
Anúncio à loja de electrodomésticos  e material electrónico "TOCAPIANO" , que foi referência no final da década de 70 e anos 80 em Almada, na comercialização destes produtos antes das grandes superfícies comerciais tomarem conta deste negócio.
A "TOCAPIANO" teve lojas na Rua de Olivença, (onde antes funcionou a ElectroGlobo), na Avenida D. Afonso Henriques ( no prédio a seguir ao Café Central) e na Rua José Fontana, esta a maior loja - a referenciada no anúncio acima.

3 comentários:

osbandalhos disse...

Lembra-se de no local da Tocapiano ou no prédio acima ser a Maconde? Bem no início dos anos 70.

Luis Bayó Veiga disse...

A Tocapiano, tinha também uma loja no Centro Comercial Pão de Açucar aquando este se encontrava então na Quinta do Galo na Cova da Piedade.

Em Setúbal havia também uma sucursal com loja aberta de venda de electrodomésticos.

Tratava-se de uma empresa de cariz familiar formada por 2 sócios gerentes, marido e mulher.

Com o aparecimento das primeiras grandes superfícies comerciais com venda de electrodomésticos de linha branca e castanha,a preços mais baixos, a Tocapiano, começou a sentir as primeiras dificuldades por não poder acompanhar os preços da concorrência.

Mas foi com a morte fulminante por enfarte, do seu sócio gerente, e posteriormente pela falta de gestão adequada por parte da viúva e sócia, que a firma Tocapiano veio a entrar rapidamente em sérias dificuldades financeiras, ficando sufocada por dívidas junto dos seus fornecedores e bancos.

No início da década de 90 do séc. passado, veio a declarar-se insolvente, fechando definitivamente as suas portas.



Luis Bayó Veiga

Onesolo disse...

Sou de 79 mas bem me lembro dessas lojas!!! Pena a selvajaria ter destruido muito do comercio tradicional